10 incríveis telhados verdes pelo mundo

14/07/2020 por Leticia Figueiredo

Embora ainda encontre resistência por parte de algumas pessoas e até de profissionais os telhados verdes são uma alternativa para coberturas e ganham cada vez mais adeptos e espaços em projetos pelo mundo.

Optar por um cobertura em telhado verde tem vantagens e desvantagens, mas sua beleza e exuberância é inquestionável.

Selecionamos 10 projetos incríveis com telhados verdes pelo mundo para mostrar como essa tecnologia vai bem em todo tipo de projeto. Confira a lista:

1- Academia de Ciências de Califórnia

A reforma do edifício é um projeto do arquiteto italiano Renzo Piano. Inaugurado em 2008 e inserido em meio a quase uma floresta com espécies nativas da Califórnia o edifício praticamente pediu a cobertura em telhado verde.

O telhado jardim contou com espécies nativas, nesse caso não precisará de grandes manutenções.

2- Sede da prefeitura de Chicago, o edifício City Hall

telhados verdes pelo mundo -Sede da prefeitura de Chicago, o edifício City Hall
Imagem: Diane Cook And Len Jenshel

Chicago quer ser a cidade com maior número de telhados verdes do mundo.

Foi então que a sede da prefeitura da cidade surpreendeu com a inserção de um telhado verde na sua cobertura com 7.500 m² de área como parte do programa “Climate Change Action Plan”, que tem como objetivo diminuir as emissões de carbono da cidade.

Com mais de  20 mil espécies o projeto inclui mais de  150 variedades de plantas, incluindo 100 arbustos, 40 trepadeiras e 2 árvores.

Relacionado: Conheça 6 exemplos de coberturas verdes em Chicago

3- Escola de arte, design e mídia Nanyang Singapura

A Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) é uma das principais universidades de ciência, tecnologia e pesquisa do mundo.

O projeto concebido pela CPG Consults, em parceria com NTU , conta com um telhado verde habitável inclinado.

A forração dos telhados verdes variam conforme projeto ou necessidade local, nesse caso consiste em uma combinação de duas gramíneas, Zoysia matrella e Ophiopogon.

Na camada abaixo da grama há quatro camadas de matéria que incluem rochas vulcânicas esmagadas, pedra-pomes e areia lavada, além de um tapete de retenção de umidade. 

O gramado permanece verde e saudável o ano todo, através de um sistema de aspersão automático que utiliza água de captação de pluvial.

4- Centro de Convenções em Vancouver

Certificação LEED Platinum no Centro de Convenções em Vancouver

Projetado pelos arquitetos da PWL Partnership o edifício foi inaugurado em 2009, e recebeu a  certificação Leed Platinum, além de diversos prêmios.  

A grande estrela é um telhado verde de 24 km² que é um habitat ecológico urbano composto por gramíneas nativas e plantas perenes que atrai insetos e pássaros, filtra e contém as águas pluviais

5- Museu do Holocausto de Los Angeles 

Telhado vivo Belzberg Architects
Foto: Site Belzberg Architects

Projeto do escritório Belzberg Architects inaugurado em 2010 trata-se de um edifício subterrâneo coberto pelo telhado verde que fica integrado ao terreno.

O telhado é uma extensão do terreno e conta com um paisagismo verde com espécies nativas e tolerantes à seca.

6- Museu Biesbosch em Werkendam  Holanda

Cobertura viva Museu Biesbosch em Werkendam  Holanda
Foto: Site do museu

Localizado no Parque Nacional Biesbosch o museu conta com uma área de 44,50 km² e uma cobertura verde habitável formado principalmente de grama e acúmulo de terra que proporciona temperaturas mais amenas no verão e no inverno.

7- Moesgaard Museum, Højbjerg, Dinamarca

Telhado verde Moesgaard Museum, Højbjerg, Dinamarca
Foto: Site do Museu

Inaugurado em 2014, o museu projetado por Henning Larsen, conta com um belo e imponente telhado verde inclinado e habitável formado por grama, musgo e flores silvestres de cores vivas.

Um belo ícone para um edifício que colabora com a Universidade de Aarhus em pesquisa e ensino nas áreas temáticas: Arqueologia Pré-Histórica, Arqueologia Medieval, Antropologia, Estudos Orientais e muito mais.

8- Waldspirale Darmstadt, Alemanha

Waldspirale é um complexo de edifícios residenciais populares localizados na cidade de Darmstadt na Alemanha.

Do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser o edifício foi concluído em 2000. Um dos telhados verdes mais próximos do que seria uma verdadeira floresta urbana e com planta em espiral o edifício ficou conhecido como floresta em espiral.

O telhado verde foi construído com concreto reciclado é tem espécies locais como tílias, faias e algumas árvores.

9- CopenHill  Copenhague Dinamarca

Usina com Estação de esqui - Telhado verde e projeto da empresa Big
Foto: Site da Usina

O projeto da usina idealizado pelo escritório Big há 10 anos atrás foi finalmente concretizado em 2019. A cobertura conta com um telhado verde de 10.000m² de área e se tornou uma área para uso urbano e prática de esportes.

A escolha das espécies além da grama contou com o desafio de abordar um microclima de um parque que está há 85 m de altura e de revitalizar a biodiversidade da paisagem.

10- Farming Kindergarten Vietnã

Projeto do Vo Trong Nghia Architects é um jardim de infância para 500 crianças em idade pré-escolar, projetado para os filhos de operários locais.

O escritório é conhecido por seus projeto sustentáveis  mas nesse projeto em especial o telhado verde agrega uma função ainda mais especial, além de todos as vantagens já conhecidas trata-se de um centro de agricultura e fornecimento de alimento e estudo para as crianças, além é claro de ser um grande playground a céu aberto. 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *