Dragonfly – projeto conceito de fazenda vertical em NY
Dragonfly é um projeto sustentável conceito, que formaria uma grande fazenda vertical, em Roosevelt Island, em Nova York. O seu nome vem da sua forma que lembra as asas de uma libélula gigante.
O projeto conceito de Vincent Callebaut Architects, tem estrutura para a produção de laticínios, granjas, pomares e até criação de gado, juntamente com escritórios e apartamentos, jardins e amplos espaços de lazer. Também está prevista a geração de energia solar e eólica, um verdadeiro condomínio auto-sustentável!
Estratégias passivas de climatização foram utilizadas no projeto. No inverno, o ar quente é retido no interior das ‘asas‘ para garantir aquecimento, e no verão, a refrigeração natural é obtida através da umidade das plantas.
Jardins verticais captam e filtram a água da chuva que é então misturada com a água captada dos apartamentos, juntas elas são tratadas organicamente antes de serem reaproveitadas para o uso agrícola e paisagismo.
O projeto é organizado em torno de duas torres de 600m simetricamente dispostas em torno de uma enorme estrutura em vidro que abriga um gigante jardim climático.
Ao longo da fachada são dispostos painéis solares, que fornecem cerca de metade da energia elétrica para os edifícios, com o restante sendo fornecido por três turbinas eólicas ao longo dos eixos verticais do edifício.
Enquanto a maioria diria que o projeto da Dragonfly seria mais adequado para Dubai que para Nova York, o projeto conceitual aborda o dilema contemporâneo da produção alimentar e agrícola em uma cidade extremamente carente de espaço horizontal necessário para fazê-lo, bem como a tentativa para conseguir isso de uma forma ecologicamente correta e renovável por meio da fusão de produção e consumo, no coração da cidade.
Fonte: Inhabitat
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Fazendas: saiba tudo sobre o assunto! - MF Magazine - A revista digital do Agro