Via Calma de Curitiba, vai priorizar ruas para pedestres e ciclistas
O projeto Via Calma deCuritiba vai priorizar ruas para pedestres e ciclistas, com medidas como, ciclofaixas e a diminuição da velocidade máxima permitida dos carros.
As faixas exclusivas para bicicletas já começaram a ser pintadas na avenida Sete de Setembro, que vai ser a primeira Via Calma de Curitiba. Nela, os ciclistas têm preferência e vão transitar exclusivamente pelo lado direito da via, sobre área demarcada. Além disso, a velocidade máxima permitida na avenida, entre a rua Mariano Torres e a Praça do Japão, vai ser de 30 km por hora.
Hoje, a bicicleta já é o principal meio de transporte escolhido por mais de 3% dos curitibanos, o que representa mais de 55 mil pessoas. Para Jorge Brand, que é presidente da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), a Via Calma atende a um pedido antigo de quem usa a bicicleta como meio de transporte e acabava se arriscando entre os ônibus.
Com a diminuição da velocidade dos carros, a principal preocupação é com os congestionamentos que podem se formar na região. Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, a preferência por transportes alternativos ao carro é uma tendência na cidade e os motoristas precisam ter paciência e traçar rotas alternativas.
Para garantir a diminuição da velocidade, além da sinalização por placas e na própria via, vão ser instaladas travessias elevadas. Segundo o presidente da Cicloiguaçu, a medida poderia ser estendida a outras avenidas da cidade que têm as canaletas do expresso. O presidente do Ipucc afirma que há a intenção de ampliar o projeto, mas que, por enquanto, a Avenida Sete de Setembro vai servir como laboratório.
Sérgio Pires não soube confirmar a data para o término das reformas na avenida, mas garantiu que a primeira Via Calma estará funcionando antes da Copa do Mundo.
Atualmente, a prefeitura de Curitiba também está implantando faixas exclusivas para ônibus na Avenida XV de Novembro e afirma que, em breve, outras ruas importantes ganharão vias exclusivas para o transporte coletivo e para ciclistas.
Pesquisa – O projeto da Via Calma foi amparado em uma pesquisa por amostragem, realizada em parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Ciclo Iguaçu, em agosto de 2013. O levantamento revelou que 67% dos ciclistas que trafegam na Avenida Sete de Setembro usam a bicicleta para trabalhar. Mais da metade (52%) fazem uso diário da bicicleta para este fim. Os ciclistas entrevistados eram provenientes de 54 bairros de Curitiba e também da Região Metropolitana, com prevalência dos bairros Centro, Água Verde, Batel, Portão, Alto da XV, Cabral, Rebouças, Cajuru, Pinheirinho e Centro Cívico.
Bikeboxes – Instaladas nos cruzamentos da Via Calma da Avenida Sete de Setembro, as bicicaixas vão criar uma área especial de parada para bicicletas nos semáforos, entre a faixa de pedestres e a área de veículos motorizados. Dessa forma, vão proteger e priorizar os ciclistas quando abrir o sinal. Também irão garantir mais segurança aos ciclistas nos cruzamentos e assegurar a prioridade para as bicicletas na realização de conversões.
Alternativa para retirar os ciclistas da canaleta – As pesquisas realizadas em Curitiba indicam que os ciclistas deixam de circular pelas canaletas exclusivas para o BRT nos locais onde são implantadas vias cicláveis. Dessa forma, acidentes são evitados e vidas são poupadas. A medida torna-se ainda mais importante em função da possibilidade de ultrapassagem dos ônibus dentro da canaleta em função do alargamento das pistas na Avenida Sete de Setembro, principal corredor da capital paranaense.
Fonte: Mobilize
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários