Horta comunitária na favela de Paraisópolis

19/10/2020 por Redação SustentArqui

Foi inaugurada recentemente uma horta comunitária na favela de Paraisópolis (zona sul de SP) que prevê impactar mais de 1.000 beneficiários, com ênfase na capacitação de mulheres.

A inauguração aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro.

A horta batizada de AgroFavela-ReFazenda, conta com 900 metros quadrados onde são plantadas 1800 mudas de mais de 60 espécies de hortaliças e frutas,



O projeto é uma iniciativa do G10 das Favelas em parceria com a ONG Stop Hunger, e tem como meta colaborar no combate à fome e melhorar a condição nutricional dos moradores da região.

A intenção é também conscientizar as pessoas sobre o desperdício de alimentos.

Haverá capacitação através de workshops com ensino de técnicas de cultivo, redução e reutilização de resíduos orgânicos aplicados como fertilizantes na horta.

Alimentação mais saudável e transformação social

Horta comunitária na favela de Paraisópolis

O projeto contribui também com o empoderamento das mulheres como meio para transformação social, maior aliado no rompimento do ciclo de violência doméstica e da asseguração da qualidade de vida das pessoas da comunidade.

Mulheres moradoras de Paraisópolis e cadastradas no projeto, as “fazendeiras urbanas” passarão por treinamentos e receberão material para fazer o plantio em casa.

A horta vai funcionar também para o abastecimento da cozinha do projeto Mãos de Maria que oferece mais de 5 mil marmitas diariamente para a população.

A horta comunitária na favela soma forças à iniciativa “Horta na Laje“, lançado em maio de 2017 também, que investiu em técnicas de plantio no vaso para que mulheres pudessem desenvolvê-las dentro das casas, criando pequenos espaços verdes em lajes ou nos quintais das casa,

AgroFavela-ReFazenda Paraisópolis



Fotos reprodução Facebook Paraisópolis

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *