Diébégo Francis Kéré é o vencedor do prêmio Pritzker 2022
Com muito ânimo anunciamos que Diébégo Francis Kéré foi nomeado o vencedor do prêmio de Pritzker 2022, o arquiteto , educador e ativista social é um grande representante da construção sustentável.
Francis (b. Diébé Francis Kéré, 1965) nasceu em Burkina Faso – uma das nações mais pobres e com menor índice de educação do mundo, uma terra com escassez de água potável, eletricidade e infraestrutura, ainda mais de arquitetura.
Keré ganhou seu primeiro prêmio internacional em 2004 quando ainda era estudante, o Prêmio Aga Khan de Arquitetura pela construção da escola primária de Gando.
Baseado em Berlim, Alemanha, Kéré completou numerosas escolas e centros de saúde em toda a África na República de Benim, Togo, Quênia, Moçambique, Mali, Sudão e na sua Burkina Faso.
Anúncio do prêmio Pritzker 2022
“Francis Kéré é pioneiro na arquitetura – sustentável com a terra e para seus habitantes – em terras de extrema escassez. Ele é igualmente arquiteto e servo, melhorando as vidas e experiências de inúmeros cidadãos em uma região do mundo que às vezes é esquecido “, comenta Pritzker.
“Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, ousadia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura , Kéré graciosamente defende a missão deste prêmio.”
A Escola Primária de Gando, Burkina Faso(2001) estabeleceu as bases para a ideologia do Kéré construir uma fonte com e para a comunidade para cumprir uma necessidade essencial e resgatar as desigualdades sociais. Sua resposta exigia uma solução dupla – um design físico e contemporâneo para uma instalação que poderia combater o calor extremo e más condições de iluminação com recursos limitados, e uma firmeza sociais para superar incerteza de dentro da comunidade.
Ele criou oportunidades invariáveis para os cidadãos locais, desde a concepção à formação artesanato profissional. A argila foi fortificada com cimento para formar tijolos com uma massa térmica bioclimatica, retendo mais frio no interior do ar, permitindo que o calor se escape através de um teto de tijolo e de largura, que pende, telhado elevada, resultando em uma ventilação sem a intervenção mecânica de ar condicionado.
O sucesso deste projeto aumentou corpo discente da escola de 120 a 700 estudantes, e catalisada Habitação de Professores (2004, Gando, Burkina Faso), uma extensão (2008, Gando, Burkina Faso) e Biblioteca (2019, Gando, Burkina Faso) .
“Ele sabe, a partir de dentro, que a arquitetura não é sobre o objeto, mas o objetivo; não o produto, mas o processo. O corpo inteiro de trabalho mostra-nos o poder de materialidade enraizada no lugar de Francis Kéré. Seus edifícios, para e com as comunidades, estão diretamente dessas comunidades – na sua tomada, seus materiais, os seus programas e as suas personagens únicos “. citação dos júris do Prêmio Pritzker 2022
O impacto do seu trabalho nas escolas primárias e secundárias catalisou a criação de muitas instituições, cada uma sensibilidade demonstrando a ambientes bioclimáticos e sustentabilidade distintos para localidade, e impactando muitas gerações.
Relacionado: 10 Projetos Inspiradores de Diébédo Francis Kéré
A citação continua: “Em um mundo em crise, em meio a mudanças de valores e gerações, ele nos lembra do que foi, e, sem dúvida, continuará a ser uma pedra angular da prática arquitetônica: uma sensação de qualidade comunitária e narrativa, que ele mesmo é tão capaz de recorrer com compaixão e orgulho. Neste ele fornece uma narrativa em que a arquitetura pode se tornar uma fonte de felicidade e alegria continuada e duradoura “.
O prêmio de arquitetura Pritzker é considerado o prêmio de realização vitalícia mais significativo da arquitetura.
No ano passado, foi concedido a arquitetos de habitação social Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, fundadores do French Studio Lacaton & Vassal. Em 2020, o prêmio foi ganho por Yvonne Farrell e Shelley McNamara, co-fundadores dos arquitetos Grafton.
Os vencedores anteriores do prêmio de prestígio incluem Alejandro Aravena, Frei Otto e Shigeru Ban.
Veja o vídeo sobre 10 obras incríveis de Francis Kéré:
Fonte: Pritzker
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários