Norma técnica da taipa de pilão entra em vigor – ABNT NBR 17014:2022

31/01/2022 por Redação SustentArqui

A tão aguarda norma técnica da taipa de pilão entrou em vigor no dia 6 de janeiro de 2022. A ABNT NBR 17014:2022 estabelece os requisitos e as condições gerais, controle e aceitação desta técnica de construção com terra.

Já falamos aqui das diversas vantagens do uso da taipa de pilão na construção, entre elas, proporcionar um ambiente saudável e um excelente isolamento termoacústico. Mas uma das críticas era justamente a falta de normatização.



Pelas diretrizes da ABNT destaca-se a construção de uma norma pautada na participação equilibrada das seguintes Partes Interessadas (PI): (1) Produtor; (2) Consumidor Intermediário; (3) Consumidor Final; (4) Órgãos Técnicos; (5) Fornecedor de Insumos; (6) Órgão regulador/regulamentador/acreditador; (7) Organismo de avaliação da conformidade; (8) Fornecedor do serviço; (9) Empresa de Capacitação; (10) Empresa onde o sistema será implantado; (11) Empresa implantadora do sistema; (12) Pessoas objeto da qualificação; (13) Empresa que fornece a mão de obra; (14) empresa que utiliza a mão de obra.

norma técnica da taipa de pilão

Histórico da normatização da construção com terra até a Norma técnica da taipa de pilão

Entre os anos de 1984 e 1989, as 14 normas para solo-cimento, material frequentemente empregado na produção de blocos de terra comprimida, foram as primeiras normas para construção com terra publicadas no Brasil, sob a coordenação do CEPED (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de S. Paulo) e ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Mais especificamente, 5 destas normas que tratam sobre BTC (Bloco de Terra Comprimida), foram revisadas entre 2010-2013, com a colaboração de membros da RTB, os quais fizeram parte do “Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados” (ABNT/CB-18).

No dia 23 de janeiro de 2020, foi publicada mais uma norma, para outra técnica de construção com terra, a “ABNT NBR 16814:2020 – Adobe – Requisitos e métodos de ensaio”. A discussão através da “Comissão de Estudo Construções com terra – CE-002:123.009” (vinculada ao “Comitê Brasileiro da Construção Civil” – ABNT/CB-02), baseada em um texto-base discutido na Rede TerraBrasil, durou 6 anos, sob a coordenação do prof. Obede B. Faria e com auxílio de Normando Perazzo e Célia Neves.

No dia 21 de agosto de 2020, a Comissão foi reativada sob o legado e finalização da coordenação do prof. Obede e o começo dos novos trabalhos para a discussão da proposta do projeto de Norma da Taipa sob coordenação da profa. Ana Paula Milani e continuidade do secretariado de Andrea Naguissa Yuba. E no final de 2021 o projeto da norma foi enviado à consulta nacional.

Agora já podemos comemorar que está em vigor, e pode ser consultada diretamente no site da ABNT.

Fontes: ABNT e Rede Terra Brasil



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *