Antigo sex shop se transforma em um edifício Energia zero

07/07/2020 por Leticia Figueiredo

Reforma de um antigo sex shop no Arizona – EUA, transforma a nova sede da Construtora DPR em um edifício certificado como um Building Energy Net-Zero (NZEB), selo dado pelo International Living Future Institute (ILFI). Também recebeu a certificação LEED®-NC Platinum.

Com grande eficiência energética o edifício produz mais energia que consome, e vence temperaturas externas em torno de 40 graus, precisando ligar o ar condicionado somente algumas horas no dia.

Vale lembrar da importância de contemplar tecnologias de eficiência energética em reformas de edifícios históricos, isso além de possível é necessário.

O edifício no Arizona foi inaugurado em 2011 e é uma obra de retrofit onde a princípio existia um sex shop.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o escritório de arquitetura Smith Group. Logo depois de sua conclusão, em 2013 recebeu a certificação de edifício energia zero.

Nessa ocasião era o segundo edifício a receber o selo no país, ou seja o maior edifício energia zero dos Estados Unidos.

A planta aberta contempla:

  • 58 estações de trabalho e espaços flutuantes;
  • 09 salas de conferências , treinamento, inovação, tecnologia;
  • espaços de apoio;
  • academia;
  • armários totalmente equipados
  • uma ampla cozinha aberta;
  • um bar de vinhos
  • e uma sala zen para os momentos de estresse.
Edifício Energia Zero no Arizona da empresa DPR
Foto: Site DPR

O sistema de ventilação conta com soluções de refrigeração passiva/ativa, ou seja, o sistema inclui:

  • 87 janelas operáveis;
  • 4 refrigeradores evaporativos tipo “torre de chuveiro”;
  • 01 chaminé solar que aspira o ar quente para cima e para fora do prédio;
  • 01 painel solar fotovoltaico com classificação de 79 kW, que produz energia para o sistema.

Com tudo isso o edifício proporciona grande eficiência energética e a sensação térmica interna pode ser de até 10 graus menos que a externa.

A iluminação natural entra no edifício através de 82 Solatubes estrategicamente posicionados.

Além disso outra característica importante é que os terminais elétricos se apagam automaticamente quando o edifício está vazio. Com essas soluções tecnológicas estimou-se recuperar o investimento da obra em 8 anos.

Este é um dos primeiros edifícios no Arizona que visa operar com eficiência energética líquida zero.

Em outras palavras, o edifício irá gerar mais energia do que usa e irá alimentar a rede.

Por esse motivo o edifício conta com um sistema Lucid Building Dashboard®, esse sistema permite que a empresa monitore e compartilhe o uso de água e gás, iluminação e consumo de energia.

Materiais utilizados

O projeto ainda contou com o uso de materiais renováveis e reutilizáveis como um balcão no banheiro feito de aparas de metal fixados em uma resina; e madeiras de renovação rápida.

Também faz uso de placas solares que calculou-se na época 08 anos para ter o retorno do investimento.

 Um laboratório vivo para a comunidade, o escritório de energia líquida e zero da DPR, LEED®-NC Platinum, é um exemplo único de revitalização e sustentabilidade

O escritório da DPR tornou-se uma vitrine e serve de exemplo de como o design sustentável pode ser eficiente, eficaz e ambientalmente responsável. 

O projeto teve tanta aceitação que depois desse edifício o grupo ainda inaugurou outra sede da DPR em Sacramento na Califórnia, em um projeto maior com dois pavimentos contendo os mesmos princípios e tecnologias de eficiência energética e sustentáveis utilizados no projeto da planta de Phoenix. 

O Net Zero Energy (NZE) se tornou um requisito para todos os edifícios comerciais na Califórnia e a meta é atingir a todos os edifícios até 2030.

Concluí-se que projetos como esse são uma vitrine e oportunidade para profissionais do Brasil e Exterior mais que isso, é uma responsabilidade e um compromisso com o meio ambiente.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *