API Solar – ferramenta do Google para mapear o potencial da energia solar em edifícios

04/09/2023 por Redação SustentArqui

Em 2015 o Google lançou o Projeto Sunroof, com o objetivo de incentivar o uso da energia solar. Recentemente, com a mesma finalidade, desenvolveram um nova ferramenta – a Google API Solar.

Um serviço, dentro do novo conjunto de APIs ambientais do Google Maps, onde é possível mapear o local ideal para a instalação de painéis solares utilizando Inteligência Artificial.

A nova API oferece dados sobre mais de 320 milhões de edifícios em 40 países, incluindo EUA, França, Itália, Espanha e Japão. Ainda não está disponível no Brasil.

ferramena google  para mapear energia solar

Como funciona a API Solar?

Para desenvolver o API Solar, treinaram um modelo de IA (inteligência artificial) para extrair diretamente informações 3D sobre a geometria dos telhados, juntamente com detalhes sobre árvores e sombra, a partir de imagens aéreas.

A API Solar também considera fatores como padrões meteorológicos históricos, custos de energia e outros dados de cada região.

Agora, empresas (como as que instalam os painéis) podem saber a incidência de luz solar nos edifícios e o potencial de redução no consumo de energia, antes mesmo de visitar a área.

A tecnologia também permite que moradores instalem os painéis de forma mais rápida e simples, contribuindo para deixar a rede de energia mais sustentável.

api solar simulação
Crédito: Google

Recursos da ferramenta

A API oferece vários recursos que beneficiam o mercado solar, sendo dois endpoints distintos, o buildingInsights e dataLayers.

O endpoint Building Insights fornece detalhes sobre a localização, dimensões e potencial solar de um edifício.

Ele contém informações como o tamanho e a inclinação do telhado e a produção de energia modelada de um conjunto de telhados.

Esta informação pode ser usada para avaliar os benefícios potenciais da instalação de energia solar. Deste modo os profissionais podem ajudar os proprietários de casas e edifícios a explorar e comparar diferentes configurações, até encontrar a mais adequada.

O endpoint dataLayers (camadas de dados) retorna detalhes mais granulares em relação às informações solares brutas para uma área ao redor de um local.

Os detalhes incluem sombreamento que pode afetar o desempenho do sistema e um modelo de superfície digital do telhado, que pode facilitar o posicionamento e layout detalhado do sistema.

Essas informações podem ser usadas por instaladores para criar propostas personalizadas. Ou por desenvolvedores de SaaS para automatizar o projeto de conjuntos de painéis mais eficientes.

Além da Solar API, o Google lançou mais duas novas APIs da plataforma Google Maps – a API de Qualidade do Ar e a API Pólen.

As três oferecem às empresas acesso a informações ambientais abrangentes e atualizadas, que permitem desenvolver produtos para sustentabilidade e ajudar as pessoas a se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *