Bê-á-bá do Parklet
O Parklet é uma extensão da calçada que ocupa o lugar de duas vagas de automóveis, tornando um espaço público de lazer, onde as pessoas possam conviver e se descontrair.
Onde surgiu o Parklet?
Esse conceito surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, para representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóveis em um parque, com o propósito do lazer das pessoas. Depois de São Francisco os parklets foram utilizados em diversas cidades norte-americanas, e logo após em outros países.
Objetivo:
Aumentar o espaço de convivência das pessoas, tornando ruas e bairros mais humanos, ativando o comércio local e restringindo o espaço dos automóveis na cidade.
Quem pode implantar um Parklet?
Qualquer pessoa pode tomar a iniciativa da instalação desse tipo de projeto, desde que tenha permissão pelos órgãos competentes do município, e arque com os custos de implantação e manutenção. Em sua grande maioria a iniciativa privada, arca com a manutenção, ganhando assim uma vitrine alternativa para divulgar a sua marca.
Qual o custo de um Parklet?
O custo depende do local a ser implantado e do material utilizado, podendo variar de R$ 25 mil a R$ 80 mil.
Parklet no Brasil:
No Brasil, o primeiro Parklet foi implantado em São Paulo pelo ativista Lincoln Paiva. Em 2013 Paiva, juntamente com o Instituto que ele dirige, o Mobilidade Verde, colocou em prática alguns projetos inspirados dos parklets dos Estados Unidos, como a “Bicicloteca” e as “Vagas-vivas“. No ano seguinte a prefeitura paulistana regulamentou um decreto específico, o de nº 55.045, de 2014.
“É importante entender que um parklet é um espaço público aberto para todas as pessoas. Isso significa que ao fazer um parklet você estará contribuindo com uma cidade melhor e cooperando por uma cidade aberta ao convívio. É proibido vender ou fazer qualquer tipo de propaganda dentro de um parklet.” Lincoln Paiva.
Em outras cidades brasileiras o Parklet também tem seus “nomes próprios”, no Rio de Janeiro – RJ, foi implantado como Paradas Cariocas; em Belo Horizone – MG, assim como em Sorocaba – SP, são chamados de Varandas Urbanas; já em Londrina –PR, o Parklet é chamado de Mini Praça; em Recife – PE o prefeito reforçou o conceito do município de “Cidade das Pessoas”, regulamentando a extensão temporária do passeio público.
Relacionado: Lift – mobiliário urbano ecológico
Posts mais vistos
Comentários