Projeto do Foster + Partners ganha o prêmio RIBA Stirling 2018

16/10/2018 por Redação SustentArqui

O edifício da Sede Europeia da Bloomberg, projetado por Foster + Partner, foi o vencedor do Prêmio RIBA Stirling 2018. A premiação é a mais prestigiada do Reino Unido sobre arquitetura.

O prédio é considerado o mais sustentável do mundo concebido e construído até o momento. Na verdade, são dois edifícios, um par de blocos triangulares conectados por pontes que se estendem sobre uma avenida para pedestres.

A edificação já tinha recebido a certificação BREEAM, com uma classificação “excepcional”. Marcando 98,5% em relação aos seus critérios; a maior pontuação do estágio de design já alcançada por um grande edifício de escritórios.

prêmio RIBA Stirling 2018 - prédio de escritórios mais sustentável do mundo
.
prédio de escritórios mais sustentável do mundo
.

Todo o edifício, tanto internamente quanto externamente, é executado com uma qualidade muito alta.

Externamente, o edifício é de uma escala adequada para o entorno. Procura criar um diálogo com alguns edifícios vizinhos muito antigos e é bastante bem sucedido, segundo o RIBA. A passarela coberta representa um nível de generosidade para com a cidade.

prêmio RIBA Stirling 2018 Bloomberg
.

Conheça as estratégias sustentáveis utilizadas no edifício da sede da Bloomberg

Internamente, o processo de passar do exterior até subir os elevadores, cria um ambiente completamente imersivo. O nível do hall é muito vibrante e cheio de atividades. É aqui que o verdadeiro sucesso do projeto começa a emergir. Onde quer que você olhe, há um detalhe inventivo.

O objetivo do edifício era evitar o espaço de escritório padrão e nisso é bem-sucedido.

prêmio RIBA Stirling 2018 Bloomberg
© James Newton
prêmio RIBA Stirling 2018 Bloomberg
© James Newton
vencedor do prêmio RIBA Stirling 2018
.

O prêmio RIBA é o premiação de arquitetura de maior prestígio do Reino Unido. Dado ao edifício considerado o mais importante do ano para a evolução da arquitetura e do ambiente construído. São avaliados vários critérios, incluindo visão de design, inovação e originalidade, capacidade de estimular o engajamento e encantar os ocupantes e visitantes, a acessibilidade e sustentabilidade, a adequação do edifício ao seu propósito e o nível de satisfação do cliente

O júri deste foi composto pelo presidente do RIBA, Sir David Adjaye, Ben Derbyshire, o co-fundador do dRMM (o laureado de Stirling 2017) Alex de Rijke, Kathrin Hersel e Judy Kelly, ex-diretora do Southbank Centre de Londres.

Veja o vídeo do projeto vencedor do prêmio RIBA Stirling 2018:

 

Imagens cortesia de Foster + Partners, Bloomberg, Aaron Hargreaves, James Newton e Rudwall.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *