Boliviana constrói ecocasa social com garrafas PET
Boliviana tem projeto ecológico e social há 15 anos, onde utiliza todos os tipos de garrafas para construir casas para os menos favorecidos.
Seu projeto de ecocasa social teve tanto êxito, que se estendeu por outros países como Uruguai, Argentina, México e Panamá.
Advogada, administradora de empresas e auditora, Ingrid Vaca Diez, nasceu na província de Warnes, na Bolívia e desde pequena esteve envolvida em trabalhos voluntários e era apaixonada por trabalhos artesanais.
Preocupada com o meio ambiente, Ingrid separava seus resíduos e juntava os materiais reciclados em sua casa, até que um dia acumulou tantas garrafas PET que seu marido disse que haviam garrafas suficientes para construir uma casa.
A ironia de seu esposo despertou nela a ideia de construir casas com garrafas PET para famílias em extrema pobreza.
A primeira ecocasa social foi construída em sua cidade, com 170m², onde foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas; a cada metro quadrado foram necessárias 81 garrafas de dois litros.
Cada garrafa é preenchida com material descartável como: papel, sacolas plásticas, e principalmente areia e terra. Uma vez cheias, pesando cerca de 3.6kg, são amarradas e fixadas com cimento e cal.
Ingrid garante que uma casa pode ficar pronta em até 20 dias, com ajuda da comunidade.
As ecocasas construídas pelo seu projeto, chamado Casas con botellas (casas com garrafas), se tratam de moradias dignas, seguras, confortáveis, anti-terremoto e de baixo custo.
Por serem feitas com uma parede grossa e cheia de terra, também tem um excelente isolamento térmico, conservando a temperatura dentro da casa por mais tempo.
O trabalho de Ingrid é um belo exemplo de projeto ecológico e social, pois retira do meio ambiente materiais que poderiam contaminar o planeta, se não tivessem um destino certo, como em coletas seletivas. Além de oferecer moradias dignas as pessoas mais necessitadas, promove a solidariedade dentro da comunidade.
Fonte e imagens: Casas con botellas
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários