Brise-soleil natural compõe a fachada de edifício em Chipre
O brise-soleil natural neste projeto é um bom exemplo de como podemos trazer a natureza e a vegetação de volta em ambientes urbanos.
Além disso, mostra o aproveitamento da luz natural e a importância da vegetação interna, para os seus ocupantes.
Famoso por seus projetos inspirados no urbanismo e no paisagismo, e considerado por ele próprio o brise-soleil natural neste edifício, o arquiteto francês Jean Nouvel, assina este projeto, onde integra a edificação à cidade de uma maneira estética e sustentável, em Nicósia – Chipre, uma ilha do Mediterrâneo.
O edifício de uso misto, conta com uma área comercial de dois andares, seis espaços para lojas e escritórios e dez andares para apartamentos residenciais.
A fachada sul, é a qual mais recebe insolação, e possui varandas que abrange toda a largura do edifício, com a proteção do brise-soleil natural, onde ameniza a entrada dos raios solares no verão, e no inverno durante a troca de folhas das plantas, permite a incidência solar dentro do edifício.
As paredes brancas do lado leste e oeste, são perfuradas com aberturas quadradas, em forma de pixel, criando padrões geométricos que são preenchidos com mais vegetação.
Esta característica de fachada não só acrescenta vibração e textura para a parede branca, como também a eficiência energética do edifício, pelo sombreamento, e a sensação da bio-diversidade, que ajuda a fortalecer a ligação dos ocupantes com a natureza, tanto para edifícios residenciais como para comerciais.
A torre é uma das mais altas da ilha, totalizando 67 metros de altura. O paisagismo vai além da construção e cria uma continuação do lado exterior, unindo ao parque da cidade, onde se tem um sentido maior ao cenário na paisagem de Chipre.
Imagens: Yiorgis Yerolymbos
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários