A casa de bambu de Benjamin Garcia Saxe

14/01/2015 por Cristiane Nunes

Esta casa de bambu foi construída para dar um abrigo seguro na floresta para a mãe do arquiteto costa-riquenho, Benjamin Garcia Saxe. Foi construída com apenas US $ 40.000, utilizando bambu, estrutura metálica, concreto, paredes de juta e telha de zinco.

Anteriormente sua mãe, frustrada com a vida na cidade, começou a construir no local com restos de madeira e sacos plástico sua própria residência e colocou sua cama em um canto onde se via lua, pois vendo a lua era uma maneira de se sentir próxima do filho. 

Foi aí que Benjamin deu o nome da casa de “Uma floresta para uma admiradora da lua”.

Benjamin Garcia Saxe

Com esse projeto o arquiteto espera poder servir de inspiração para outras pessoas que pretendam construir com custo baixo uma habitação sustentável e possa usar o design para produzir espaços de qualidade usando a criatividade e sensibilidade.

casa de bambu de Benjamin Garcia Saxe

Todo bambu utilizado na construção foi colhido em uma plantação da família próximo ao terreno. Depois de mergulhadas em óleo diesel, as peças foram secadas à sombra. O material das paredes foi dividido em pedaços de 15 cm e protegido com verniz naval.


A madeira usada para os pisos dos terraços e colunas foram cortadas no próprio terreno da propriedade. Como a construção é modular, e há fartura de elementos naturais, no futuro, será mais fácil uma expansão.

bambu utilizado na casa

A casa foi construída sobre pilotis, devido a alta umidade na região na época de chuva, o afastamento do solo contribuiu também para amenizar o calor da radiação solar, pelo clima naquela região no verão ser extremamente quente e seco.

casa de bambu

A casa possui também um pátio central interno, pensado exatamente como uma forma de trazer a floresta para dentro e fazer o vento circular entre as telhas de zinco, com isso evitando o aquecimento.


Fonte: Storm from the East 

Imagens: benjamingarciasaxe.com

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *