Casa de terra premiada na Espanha reduziu em 50% as emissões de CO2 da construção
Essa casa de terra premiada na Espanha é um belo exemplo de que a arquitetura moderna pode receber os inúmeros benefícios estéticos, ecológicos e financeiros da construção ecológica.
O projeto foi recentemente premiado com o Terra Award 2016 , o prêmio internacional da arquitetura contemporânea de terra, na categoria de habitação individual.
Apresentado como uma “a casa contemporânea vernacular do século XXI”, o projeto incorpora uma grande variedade de estratégias de economia de energia e de recursos.
A pedra, a terra e a palha usadas na construção compreendem 80 por cento do peso da casa, e todos os materiais de construção, incluindo a madeira, a lã de ovelha e a cal hidráulica, foram adquiridas dentro de um raio de 150 quilômetros.
Utilizar materiais regionais, além de apoiar os fornecedores locais, reduz drasticamente a distância que os mesmos têm de percorrer e, assim, a quantidade de emissões de gases de efeito estufa enviadas para a atmosfera.
A arquiteta responsável pelo projeto da casa de terra premiada, Àngels Castellernau, relatou que a análise do ciclo de vida desta construção em particular, mostrou uma redução de 50 por cento nas emissões.
A casa possui também uma sistema de coleta e reutilização da água da chuva e uma caldeira de biomassa, projetados para aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis.
As janelas estrategicamente colocadas, maximizam a quantidade de luz e ventilação natural que atinge o interior, reduzindo ainda mais o uso de energia.
Os revestimentos interiores são feitos com rebocos de argila local e pisos de madeira de pinus.
Toda marcenaria e as proteções solares da fachada também são feitas com esse tipo de madeira de reflorestamento.
Em sua busca para pesquisar a arquitetura tradicional local durante a última década, a arquiteta proprietária do Edra Arquitectura km0, refinou velhas técnicas e desenvolveu novas, muitas das quais ela testou nesta construção, que é sua própria residência.
A casa de terra premiada está inspirada nas construções antigas da região, no que diz respeito a orientação, morfologia e materiais locais.
Fotos: Xavier d’Arquer – Doblestudio
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários