Casa Viva – arquitetura ecológica em uma ecovila

06/03/2020 por Redação SustentArqui

A CASA VIVA está localizada na Ecovila Clareando, na cidade de Piracaia, São Paulo, Brasil. Foi construída com a terra retirada do local da obra e materiais de baixo impacto ecológico , atendendo requisitos solicitados pelos clientes.

O projeto do escritório Gera Brasil levou em consideração itens como materiais locais, conforto térmico, iluminação, captação, reuso e tratamento de águas, havendo também grande preocupação com a área verde ao redor da casa, que foi transformado em um jardim comestível agroflorestal.

casa viva perspectiva

Os seguintes sistemas compõe os aspectos ecológicos do projeto: captação de energia solar para aquecimento das águas, captação de águas de chuva e armazenamento em cisternas enterradas, tratamento de esgoto com biodigestor e círculo de bananeiras, além de um lindo jardim comestível, feito a muitas mãos com auxílio da comunidade local.

Sistema Construtivo

CASA VIVA TAIPA
Figura 01 – Vista geral do canteiro de obras – face sul Créditos fotográficos: Bruno Chimenti

Na construção da CASA VIVA, a TAIPA DE PILÃO veio como resgate de uma técnica ancestral, executada de forma moderna, com formas metálicas e compactadores pneumáticos.

As paredes em terra ganharam boas botas e um chapéu de abas largas, ou seja, uma base estanque e um beiral largo, protegendo-a das intempéries.


Após a execução da fundação, as paredes de taipa de pilão foram erguidas no conjunto que abriga os quartos, banheiros e sala de tv.

As áreas molhadas de cozinha e lavanderia foram erguidas com tijolos maciços encomendados em olaria familiar, localizado em bairro vizinho a obra, visando fortalecer o comércio local.

Nos fechamentos da sala, telhados e esquadrias são de madeira, tomando-se o cuidado de se utilizar madeiras legalizadas.

detalhe escada e taipa

Dentre as propriedades e qualidades apresentadas pela taipa estão:

  • a inércia térmica da terra, que retarda a troca de calor entre o ambiente interno e externo, mantendo a temperatura agradável dentro do imóvel ao longo do dia;
  • as paredes em terra funcionam como um umidificador natural, absorvendo e liberando a umidade do ar, melhorando a sensação térmica no interior da casa e dessa forma purificando o ar;
  • o material utilizado é natural e facilmente reciclado.

A execução de paredes em taipa de pilão utilizou terra local, numa composição de argila e silte, peneirada e misturada, e posteriormente espalhada dentro das formas.

As camadas de aproximadamente 15cm de altura foram compactadas mecanicamente, garantindo uma estrutura durável e resistente.

taipa execução
Montagem da forma – preenchimento da terra – compactação da terra

Para a execução da parede levou-se em conta as sondagens feitas no local da obra e análise físico-química dos solos usados onde é identificada a granulometria e a CTC ( Capacidade de Troca Cationica) que identifica o tipo predominante de argilomineral do solo.

Esta Analise foi feita pelo executor da taipa de pilão, empresa Taipal, que tem parceria com a ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP – Universidade de São Paulo, em São Carlos, interior do Estado.

Nas áreas molhadas a utilização de tijolos cozidos foi pensado para facilitar a instalação das tubulações e infraestruturas de elétrica.

Paisagismo Sustentável

jardim sintrópico
Vista do conjunto a partir do jardim sintrópico – face oeste Créditos fotográficos: Bruno Chimenti

Na face Oeste, que fica na parte de trás da casa há uma terra preta original do terreno, rica em nutrientes, que foi aproveitada para ser um jardim sintrópico, com espécies basicamente nativas que crescem vigorosamente.

Cursos do uso de PANCs (plantas não convencionais) e jardins comestíveis tem sido ministrados no local, multiplicando o conhecimento em benefício da preservação da fauna e flora da região.

Uso eficiente da Água

uso eficiente da água

Com relação ao sistema de águas, a CASA VIVA é abastecida pela água das nascentes da Ecovila, sendo utilizada para fins nobres. A água das chuvas é captada e armazenada em cisternas para utilização nos vasos sanitários e para irrigação.

A Água Cinza, proveniente de banho e cozinha, passa por filtragem e é direcionada para a área de bananeiras e pomar, e por fim, a Água Negra é tratada por um biodigestor e também infiltrada no pomar.

Eficiência Energética

casa eficiência energética

O projeto considerou as condições de implantação para que a iluminação e ventilação natural fosse aproveitada ao máximo, buscando a economia de energia elétrica.

Além disso lâmpadas LED e eletrodomésticos com selo energético nível A, garantiram o baixo nível de consumo de energia.

A água dos chuveiros e torneiras é aquecida por placas solares.

O fogão a lenha ao ser utilizado, possui uma serpentina fornece água quente na cozinha.

O controle passivo com as paredes de taipa permite controle térmico através de propriedades de absorção e emissão de umidade, regulando a temperatura interna.

Educação

Sendo o projeto, primeiro em taipa de pilão dentro da Ecovila Clareando, trouxe a experiência do uso desta técnica para a comunidade local.

Ao utilizar mão de obra e terra local, acabou-se por motivar visitas e discussões sobre conservação do meio ambiente e o emprego da bioconstrução localmente.

Os trabalhadores locais foram treinados pela equipe para executar a construção na intenção de ser posteriormente multiplicada.

Além disso, a casa, cumprindo seu papel de divulgar a arquitetura com terra, atualmente recebe visitantes interessados nos detalhes da execução da taipa de pilão, bem como outras técnicas de arquitetura com terra implantadas pela GERA BRASIL em outras casas dentro da ECOVILA CLAREANDO.

Visitantes e curiosos, ao visitarem a obra, se espantam com a beleza da parede em taipa, despojada de revestimento e ao sentirem na pele o frescor na área interna da residência, optam por utiliza-la em seus projetos.

casa planta baixa
planta cobertura da casa
casa viva fachada leste
Créditos fotográficos: Bruno Chimenti

FICHA TÉCNICA CASA VIVA

Local: Piracaia – SP
Data de início do projeto construção: 2016 / 2017
Data de conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 1.000 m2
Área construída: 144 m2
Arquitetura: Gera Brasil Consultoria e Arquitetura
Construção: Gera Brasil Consultoria e Arquitetura
Projeto de Estrutura: Eng. Bruno Ghigiarelli
Projeto de Elétrica: Ramoska e Castellani
Projeto de Hidráulica: Ramoska e Castellani
Fotos: Bruno Chimenti e acervo pessoal
Fornecedores:
Execução da Taipa: Taipal Construções em Terra

Agrofloresta: Bento Cruz Permacultor

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *