Casas em Formentera usam “alga” como isolamento térmico

03/07/2020 por Leticia Figueiredo

A posidonia oceânica é o nome científico de uma planta subaquática, uma espécie de alga encontrada exclusivamente no Mediterrâneo e está sendo testada como isolante térmico em um projeto piloto de umas casas em Formentera, na Espanha.

Sua eficiência está sendo avaliada e os dados disponibilizados em forma de códigos abertos, para quem quiser acompanhar os estudos.



O Life Reusing Posidonia que é como foi chamado o projeto, tem como objetivo vencer os desafios das mudanças climáticas na região.

Cofinanciado pelo programa europeu de conservação da natureza LIFE + na categoria Governança Ambiental, o objetivo do projeto tem sido melhorar a habitabilidade das casas, bem como oferecer os dados do estudo de forma livre e gratuita.

Casas em Formentera usam alga como isolamento térmico
Casas em Formentera usam "alga" como isolamento térmico

Dados avaliados

Primeiramente os dados foram obtidos através da avaliação de um edifício piloto de 14 casas em Formentera públicas para alugar, em Sant Ferran, promovido e projetado pelo Instituto de Habitação Social das Baleares (IBAVI).

Suas formulas foram testadas para reduzir a pegada ecológica dos edifícios. O nível de conforto foi monitorado com a colaboração da Universidade das Ilhas Baleares e com consultoria ambiental da Societat Otgànica +10SCCL.

Os campos avaliados foram a produção de CO² e resíduos durante a construção do edifício e o consumo de energia e água durante a vida útil, no período 2016-2018.

O projeto tinha como objetivo valorizar o patrimônio e material encontrado no local como essa alga encontrada exclusivamente no mar mediterrâneo.

Com isso é possível unir arquitetura e o combate às mudanças climáticas. Demonstrando que o uso de sistemas e materiais da arquitetura tradicional, permitem economizar mais de 60% das emissões de CO² durante a construção das obras. 

Casas em Formentera usam "alga" como isolamento térmico

O uso de Posidonia oceânica no isolamento térmico

Fazer uso na construção civil de materiais encontrados na região onde acontecerá a obra é um dos princípios da arquitetura sustentável.

Nessa região a grande estrela é a posidonia oceânica seca, que nesse projeto está sendo utilizada como material de isolamento térmico.

O material não é novidade pois já era utilizado para o mesmo fim na arquitetura vernacular de Ibiza e Formentera.

Como é encontrado em abundância na região está novamente sendo olhado como opção para a construção civil.   

Características do projeto das Casas em Formentera

Todas as casas têm dois quartos e uma sala de estar-cozinha-sala de jantar com dupla orientação.

Contam com ventilação cruzada orientada para os ventos predominantes e grandes janelas para aquecer no inverno, equipadas com proteção solar. 

Alga é usada como isolante térmico

A estrutura é feita de paredes estruturais com cal em massa e pisos de madeira laminada.

A carpintaria exterior é feita de madeira de lariço e os interiores são recuperados da Fundação Deixalles.

interior sustentável
interior sustentável de casa em formentera

A organização dos espaços e as decisões formais são o resultado do conhecimento das vantagens e limitações dos materiais, que, por serem naturais, são mais frágeis. Essa fragilidade se torna o partido do projeto e uma oportunidade de design.

A alga é encontrada no mediterrâneo em excesso na praia é retirada em sacarias e seguem para produção em fabricantes locais.

posidonia oceânica

Esses fabricantes geralmente é um empresa familiar e possuem uma produção praticamente artesanal das placas de isolamento térmico.

Logo depois o material é colocado sobre paletes que são fechados pelos dois lados por placas de OSB.

isolamento térmico com alga
isolamento térmico com alga

Assim o painel é coberto com geotêxtil e por fim é adicionada uma membrana de EPDM formando as paredes.

O conforto termoacústico é um índice relevante para medir a habitabilidade e o bem estar dentro de casa.

Para isso a construção civil vem desenvolvendo projetos e descobrindo materiais para vencer altas e baixas temperaturas, com o objetivo de oferecer o melhor ambiente construído para seus moradores. 

Para acompanhar os dados e avaliações desse projeto e do uso da posidonia como material de isolamento térmico acompanhe na página do projeto.



Fotos: José Hevia

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *