Certificação LEED – O que é e como funciona?
O que é a certificação LEED?
Falamos muito por aqui sobre edificações com a certificação LEED, e sobre os selos para construção sustentável, mas nessa matéria vamos explicar melhor o que é, como funciona e como obter a certificação mais utilizada no mundo.
- LEED é a sigla de Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental)
- É um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações
- A organização desenvolvedora é a U.S. Green Building Council
- Foi criada em 1993 nos Estados Unidos
- Tem com objetivo incentivar a sustentabilidade em projetos e obras, assim como nas operações das edificações
- Está presente em mais de 160 países
Como funciona a certificação?
- O LEED funciona como um sistema de pontuação;
- Em primeiro lugar é necessário definir a tipologia de acordo com as características do empreendimento;
- Posteriormente são analisadas as estratégias sustentáveis adotadas dentro das categorias de cada tipologia. Cada qual conta com pré-requisitos (ações obrigatórias) e créditos (que somam pontos);
- Conforme o número de pontos alcançados (mínimo 40 – máximo 110 pontos), o projeto pode ganhar um dos quatro níveis de classificação LEED: Certificado (Certified), Prata (Silver), Ouro (Gold) ou Platina (Platinum).
Tipologias:
Primeiramente as mais utilizadas no Brasil:
- LEED BD+C – para Novas Construções e Grandes Reformas
- LEED ID+C – para interiores
- LEED O+M – para Operações e Manutenção
- LEED ND – para Desenvolvimento de Bairros
Mas também existem as seguintes tipologias:
- LEED Homes – para casas e edifícios residenciais até 6 andares
- LEED Cities and Communities – Para cidades inteiras e subseções de uma cidade
- LEED Recertification – Aplica-se a todos os projetos ocupados e em uso, desde que já tenha obtido anteriormente a certificação LEED
- LEED Zero – para projetos com metas Net zero em carbono e / ou recursos.
Categorias avaliadas na certificação LEED:
- Localização e Transporte
- Espaço Sustentável
- Eficiência do uso da água
- Energia e Atmosfera
- Materiais e Recursos
- Qualidade do Ambiente Interno
- Inovação
- Prioridade Regional
Vantagens de obter a certificação LEED:
- As vantagens econômicas vão desde a diminuição dos custos operacionais, até a valorização do imóvel para revenda ou aluguel, o aumento na velocidade de ocupação e retenção, bem como a modernização e menor obsolescência da edificação.
- Os benefício sociais são os menos comentados, mas não os menos importantes. A certificação leva em conta a saúde dos trabalhadores e ocupantes, a inclusão social e o senso de comunidade, assim como a capacitação profissional e a conscientização de trabalhadores e usuários.
- Por fim as vantagens ambientais que são inúmeras! Não só a redução da extração dos recursos naturais, do consumo de água e energia, da emissão de CO2 e dos resíduos gerados, como também a mitigação dos efeitos das mudanças climática.
Como é o processo para obter a certificação?
- PASSO 1 – Fazer o registro do projeto junto ao USGBC via plataforma LEED Online.
- PASSO 2 – Reunir toda a documentação: Primeiramente deve-se documentar, ao longo das etapas de projeto e obra , todos os pré-requisitos e créditos do LEED.
- PASSO 3 – Submeter a documentação. Posteriormente o administrador do projeto deve submeter a documentação na plataforma. Esta submissão pode ser feita em uma (combined review) ou duas etapas (split review).
- PASSO 4 –Análise da documentação. Ao passo que o material for enviado, este será analisado pelo revisor do GBCI, e se necessário, ele poderá solicitar informações adicionais ou esclarecimentos, que logo deverão ser enviadas pela equipe de projeto.
- PASSO 5: Certificação: Assim que a análise final do material tiver sido concluída, caso tudo estiver correto, é divulgado o nível da certificação obtida. No entanto a equipe pode recorrer e solicitar a revisão, se não concordar com a pontuação recebida, desde que seja paga uma taxa adicional ao GBCI.
É preciso ser um profissional credenciado pelo LEED para fazer o registro?
Não necessariamente, mas se no projeto a ser certificado houver o envolvimento de um profissional LEED AP, com especialização na mesma tipologia escolhida, soma-se 1 ponto no processo de certificação, que será acrescido na categoria de Inovação.
Quanto custa a certificação LEED?
O valor da certificação pode variar conforme a tipologia da certificação escolhida, de acordo com a metragem da área que será certificada e o modelo de avaliação.
Confira a tabela com os valores em dólares: https://new.usgbc.org/cert-guide/fees
.
Ficou interessado em ser um profissional acreditado pelo LEED? Conheça o Curso Online Como se Tornar um LEED, ministrado pelo organização oficial da certificação no país, o GBC Brasil.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Imponente fachada do Birmann 32 recebe vidros da Guardian Glass -