Manifesto de sustentabilidade por Foster + Partners foca na escolha de materiais

03/02/2020 por Redação SustentArqui

Manifesto de sustentabilidade lançado pelo escritório de arquitetura Foster + Partners descreve sua metodologia para projetar edifícios que vão além dos atuais esquemas de certificação ambiental para atender às demandas do Acordo de Paris.

O estúdio liderado por Norman Foster desenvolveu sua metodologia de avaliação, descrita em seu manifesto de oito páginas, pois acredita que projetar edifícios com os padrões ambientais atuais não reduzirá as emissões de carbono o suficiente para atender aos requisitos do acordo climático de Paris.

Manisfesto de Sustentabilidade Fostner + Partners
Imagem : Manisfesto de Sustentabilidade Fostner + Partners

Foster + Partners calcula que, mesmo que os edifícios sejam projetados para atender aos padrões estabelecidos pelos atuais esquemas de certificação, isso ainda levará a um aumento de três graus Celsius nas temperaturas globais.

Para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius, os edifícios precisam ser mais eficientes em termos ambientais.

Nos últimos cinco anos, aproveitando a experiência, o conhecimento e a colaboração da prática, a Foster + Partners criou um sistema único que pode determinar efetivamente as emissões de carbono em todas as etapas do projeto.

Esse processo fornece uma visão melhor dos diferentes aspectos que afetam o impacto ambiental de um projeto e fornece ferramentas para mitigar e diminuir seu conteúdo de carbono.

Foi projetado para quantificar as emissões totais de carbono produzidas ao longo de toda a vida útil de um edifício, incluindo projeto, construção, instalação e reforma futura.

Ele se concentra na redução do carbono incorporado no projeto, e não somente na energia usada pelos ocupantes do edifício.

Fornece aos arquitetos ferramentas para entender e reduzir o carbono incorporado ao longo do ciclo de vida de um projeto – isso geralmente é ignorado por outros esquemas de classificação, além de fornecer ferramentas para prever e monitorar as emissões operacionais de carbono.

Manisfesto de Sustentabilidade Fostner + Partners
Imagem : Sete componentes do Manisfesto de Sustentabilidade Fostner + Partners

“Estratégias passivas como o olhar para massa térmica, orientação, energia operacional e bem-estar dos ocupantes sempre foram uma parte essencial do design sustentável e isso deve continuar” disse Chris Trott, chefe de sustentabilidade da Foster + Partners.

“No entanto, agora os arquitetos precisam se concentrar mais na eficiência do material, usando menos e usando melhores materiais para reduzir o carbono incorporado” , continuou Trott.

A Foster + Partners visa tornar seus edifícios mais sustentáveis, concentrando-se no uso de menos materiais e na escolha de materiais com menos carbono incorporado.

Aplicando os princípios do seu manifesto de sustentabilidade a suas próprias operações, a Foster + Partners compra 100% de sua eletricidade de fontes renováveis ​​nos últimos três anos.

Além disso, também está compensando totalmente suas emissões globais anuais de carbono associadas ao transporte (linhas aéreas e veículos), bem como aquelas associadas ao aquecimento e resíduos do campus de Londres.



emissões de carbono dos edifícios
Imagem : Manisfesto de Sustentabilidade Fostner + Partners

No início deste ano, a Foster + Partners foi um dos muitos estúdios britânicos, incluindo Zaha Hadid Architects e David Chipperfield Architects, que se juntaram ao Architects Declare, para declarar uma emergência de clima e biodiversidade.

Esse sentimento foi ecoado pelas instituições de arquitetura, com a RIBA declarando uma emergência climática e a AIA tornando a crise climática sua “principal prioridade”.

Segundo Trott, o maior papel que os arquitetos podem ter na criação de mudanças é influenciar outras pessoas a lidar com as mudanças climáticas.

Nós estamos com eles, e você?

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *