O Exemplo da Cidade Inteligente e Sustentável de Fujisawa
Fujisawa, situada cerca de 50 km a oeste de Tóquio, foi construída em uma área de um antigo complexo de fabricas da Panasonic, junto com outras 8 empresas e funciona de forma inteligente e sustentável.
O intuito do projeto é mostrar como uma cidade pode ser verde, quando se reúnem várias tecnologias para trabalhar em harmonia.
As construções sustentáveis em Fujisawa:
O projeto das casas foi pensado para melhor uso da ventilação e luz natural, além disso o revestimento externo é feito com um material onde a sujeira não gruda, evitando desperdiço de água para limpeza.
As unidades possuem modernos painéis solares, além de fornecem energia para a casa, o sistema armazena energia em uma bateria para uso posterior.
Também possui um sistema de gerenciamento de energia inteligente, que permite diagnosticar os maiores consumos e melhorar o uso do recurso, por exemplo.
Os moradores, através do uso de um aplicativo, podem desligar um eletrodoméstico em um clique no celular.
Cada casa de 130m² é vendida entre US$ 500 mil e US$ 600, valor cerca de 10% mais caro que as casas convencionais da região.
A Cidade Inteligente e Sustentável:
No total a cidade possui 200.000m², com 600 casas, 400 apartamentos, lojas, serviços de educação e saúde além de uma estrutura que favorece o convívio comunitário dos cerca de três mil habitantes.
Um sistema de monitoramento permite que os moradores acompanhem a produção e consumo de energia, até os filhos brincando no parquinho os pais podem acompanhar pela televisão de casa.
Sensores em rede controlam a iluminação pública, garantindo que a energia não seja desperdiçada. E para economizar água, utilizam o sistema de captação de água de chuva.
Ao longo das estradas principais existe plantio de arvores e parques chamado de “eixo verde”.
A infraestrutura de transporte oferece um bairro exclusivo para moradores que não possuem carros, com opções para o compartilhamento e alugueis de carros elétricos e bicicletas.
A cidade começou a receber os novos moradores em março de 2014, e terminará de preencher as casas até 2018.
As novas soluções tecnológicas e a arquitetura sustentável utilizadas na cidade buscam reduzir em 70% a emissão de CO2 e economizar 30% no consumo de água.
Fujisawa é apenas um modelo que a Panasonic esta utilizando como teste, e servirá para outras grandes comunidades do Japão e do mundo.
Imagens: Fujisawasst.com
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários