Coleta Automatizada de Resíduos em Porto Alegre

10/02/2016 por Redação SustentArqui

Porto Alegre (RS) foi a primeira capital do país a implementar um processo mecanizado de coleta de lixo. A Coleta Automatizada de Resíduos Orgânicos e Rejeito em Porto Alegre é realizada, desde julho de 2011.

Recentemente foi anunciado a implementação de 680 novos pontos de coleta automatizada de resíduos descartados pela população em contêineres, em cinco bairros inteiros (Centro Histórico, Bom Fim, Cidade Baixa, Independência e Farroupilha) e em partes de outros oito bairros (Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Santana, Rio Branco, Santa Cecília, Moinhos de Vento e Floresta).

As melhorias incluem também a ampliação de itinerários e dias das coletas, alteração de rotas e renovação de toda a frota. Com o novo contrato, todas as ruas da cidade que comportam caminhões passarão a ter o recolhimento de resíduos recicláveis pelo menos duas vezes por semana.

Além dos novos contêineres que começaram a ser instalados em agosto de 2015, outros 520 devem estar em funcionamento a partir de 4 de março. Com isso, o número de coletores automatizados duplicará, chegando a 2,4 mil contêineres.

 

Vantagens da Coleta Automatizada de Resíduos Sólidos:

Mais conforto para a população, o descarte, o resíduo orgânico e o rejeito pode ser descartado em qualquer dia a qualquer momento (24 horas);

Mais segurança para os trabalhadores, através do processo realizado por braços robotizados, quem opera a máquina não precisa estar em contato direto com o lixo;

Redução de consumo de combustível e de emissões atmosféricas, e melhoria do trânsito urbano;

Mais higiene e melhor estética no ambiente urbano, com eliminação do mau cheiro resultante da exposição de sacos de lixo em espaço público;

Incentivo à reciclagem de materiais em larga escala;

Melhor organização e infraestrutura para devida destinação final.

coleta automatizada de resíduos em porto alegre 1

 

O que pode ser colocado nos contêineres:

– Resíduos orgânicos: todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos, dejetos de animais domésticos e papel sujo e engordurado.

– Rejeito: absorventes, fraldas descartáveis, cotonete, bituca de cigarro, isopor de alimento, clipes, espuma, etiquetas adesivas, lâmpadas comuns (incandescente), couro, borracha, embalagens com orgânicos (bandejas de carne, bisnagas de embutidos, embalagens à vácuo), esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *