Conheça o Banana Ecolodge -uma linda Pousada Ecológica em Ubatuba

21/09/2020 por Leticia Figueiredo

O projeto de reforma e ampliação de um hotel rural no sertão de Ubatumirim (Ubatuba – SP), dá lugar ao Banana Ecolodge, uma pousada Ecológica feita de bambu em Ubatuba.

O empreendimento hoteleiro é um verdadeiro modelo de construção sustentável, desde sua concepção até sua operação valorizando acima de tudo o turismo sustentável.



Com materiais e técnicas construtivas simples como a construção com bambu, o projeto priorizou o respeito ao meio ambiente e da mesma forma procurou beneficiar os morados e frequentadores do local.

A pousada ecológica Banana Ecologe tem como princípio o respeito entre as pessoas e o meio ambiente. Algumas das estratégias sustentáveis utilizadas são:

  • Todas as construções foram projetadas para integrarem a paisagem, provocando o mínimo impacto no meio ambiente.
  • O abastecimento de água conta com o aproveitamento da água da chuva.
  • O tratamento de esgoto é feito por sistemas biológicos.
  • A água do banho é aquecida por aquecedores solares.
  • A propriedade possui uma mini-usina de geração de energia fotovoltaica, com aproximadamente 50 placas em sistema on-grid (conectado à rede).
  • As tintas utilizadas nas estruturas possuem pigmentos naturais.
  • Plantio de frutas nativas e os cultivos agrícolas utilizam sistemas agroflorestais.
  • A equipe de colaboradores é composta, preferencialmente, de moradores locais.
  • A Culinária prioriza alimentos locais, orgânicos e nativos, contribuindo com a economia local.
  • A educação para a sustentabilidade é disseminada através de cursos e vivências.

Construção em palafitas de bambu em pousada ecológica

O projeto é do escritório OS3 Arquitetura que na agregou novas construções projetadas elevadas do solo e conectadas por um deck suspenso.

Essa opção de construção tem uma razão e a mais importante delas é permitir primeiramente a permeabilidade no solo, oferecendo conforto e proteção aos animais e insetos: que podem circular livremente
sob suas estruturas.

Além disso as pessoas também ficam mais protegidas e seguras com relação aos moradores nativos deste verdadeiro “pedacinho do céu” em plena mata atlântica.

A inspiração do projeto veio da arquitetura vernacular e asiática onde os espaços são isolados em forma de quiosques estruturados em bambu e com formato parabolóides.

Esses espaços foram cobertos com telhados verdes o que mimetiza a construção em meio a ao local onde está implantada, e oferece conforto térmico em dias mais quentes e da mesma forma retém a águas pluviais.

Grande parte dos materiais utilizados são recicláveis,portanto em caso de demolição, em poucos anos não haveria nenhum vestígio das novas construções.

Painéis de esteira trançada de bambu produzidas por mulheres da comunidade

O conceito de sustentabilidade ultrapassa a arquitetura e incide diretamente sobre a comunidade local valorizando o trabalho e mão de obra de mulheres artesãs da comunidade vizinha.

Os painéis trançados de bambu são utilizados nas paredes divisórias dos ambientes e da mesma forma exercem uma função decorativa dando beleza aos ambientes internos da pousada.

Forma construtiva dos painéis trançados

A técnica para produção dos painéis trançados foram adequadas para o uso das mesmas na pousada de bambu Banana Bamboo, o que foi chamado de bamboo frame.
Esta técnica consiste em ter uma subestrutura tipo wood frame vedada com
os painéis de esteira trançada de bambu.

Depois de produzidos os painéis podem receber diferentes acabamentos como por exemplo:

  • tela metálica ou plástica tipo galinheiro, chapisco, reboco, desempenadeira e pintura,
  • tela, chapisco, reboco, argamassa e revestimentos cerâmicos, ou
  • massa acrílica e deixadas aparente (pintada).

Manejo Integral de Água

Dois terços do consumo anual do empreendimento é provido por água de chuva captado na edificação principal, com capacidade de armazenamento total de 50.000 litros divididos em diferentes reservatórios.

Todas as águas servidas são tratadas, ora de forma específica, com a separação de águas e destinação de águas cinzas (sem fezes) para irrigação de frutíferas, e de águas pretas (dos vasos sanitários) para tanques sépticos e wetlands construídos.

As águas pretas também são utilizadas no conceito dos biossistemas integrados, composto por biodigestor, e tanques de wetlands construídos com plantas emergentes assentadas sobre estruturas flutuantes, além de tanques de plantas flutuantes que são retiradas para fins de produção de adubo e de cobertura de solo, reciclando nutrientes valiosos para o incremento da fertilidade do solo local.

Piscina biológica

Um paraíso tropical como a pousa ecológica Banana Bamboo não poderia ter uma piscina convencional de concreto e azulejos azuis.
Portanto a piscina existente também foi reformada e transformada em uma espécie de lago.


Para construir a piscina ela precisa primeiramente impermeabilizada com uma lona plástica de alta qualidade.

Neste caso a piscina da pousada é composta por uma zona destinada ao banho e outra destinada à depuração da água por processos biológicos e mecânicos.

A piscina tem um formato orgânico que se insere naturalmente ao local e assim está alinhada com seu entorno. Isso oferece um aspecto visual natural.

Espécies aquáticas nativas executam o processo de depuração da água.

Benefícios da piscina biológica:

  • Não contem água em composição diferente da encontrada na natureza;
  • não utiliza aditivos químicos venenosos ou tóxicos para os seres vivos;
  • portanto não contaminam solo e níveis freáticos;
  • cria um novo habitat para fauna e flora;
  • utilizam exclusivamente plantas de espécies autoctonas e existentes na região;
  • aumentam a biodiversidade local.

A pousada ecológica de bambu Banana Bamboo em Ubatuba é um exemplo de como um projeto pode aliar desenho, respeito ao meio ambiente, beneficiar tanto a comunidade local quanto os hóspedes, utilizando de materiais locais de forma inovadora e simples.



Ficha técnica:
Projeto de Arquitetura: OS3 Arquitetura
Projeto de Instalações Hidráulicas: Fluxus Design Ecológico
Projeto de Instalações Elétricas: David Cirino
Projeto de Paisagismo: Viveiro Caeté
Execução da obra: Roberto Zunn

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *