Brasil é o 4º país no mundo em números de certificações LEED

22/07/2015 por Redação SustentArqui

O Brasil está na liderança sul-americana do movimento internacional de Green Building para o desenvolvimento sustentável. O protagonismo brasileiro será debatido durante a 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, que acontecerá em agosto, em São Paulo

Hoje, o US Green Building Council (USGBC) anunciou que o Brasil ocupa a quarta posição no segundo ranking anual do USGBC dos “Top 10” Países do LEED – sistema de classificação de green building mais utilizado e amplamente reconhecido no mundo.

A lista dos “Top 10” países LEED os classifica em termos de metragem quadrada construída e números de projetos certificados LEED até a presente data.

O anúncio ocorre em um momento de especial atenção internacional sobre a mitigação das mudanças climáticas que prevalecerá em destaque até a COP21 – negociações climáticas das Nações Unidas que ocorrerá no próximo mês de dezembro. O protagonismo brasileiro no cenário mundial de green buildings será debatido durante a 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, que acontece de 11 a 13 de agosto, em São Paulo.

O Brasil é um dos cinco países que compõe o BRIC (também composto por China, Rússia, Índia e África do Sul) a integrar a lista dos “Top 10” países LEED em 2015.

O vasto mercado nacional e em ascensão no segmento de green building demonstra que uma das potências econômicas emergentes mais importantes da comunidade internacional está, de forma ativa, buscando maneiras para garantir um crescimento econômico sustentável e responsável.

O Brasil foi destaque no ano passado por ser o país que obteve a maior queda do mundo em emissões de gases de efeito estufa, com base em seus esforços bem-sucedidos de combate ao desmatamento.

A emersão do Brasil como um país na vanguarda do movimento de sustentabilidade tem o potencial de provocar o crescimento no mercado do LEED para as Américas do Sul e Central, devido à referência nacional como modelo econômico e político regional para os países vizinhos.

“Pela manutenção de uma forte posição de liderança nos movimentos de green buildings e sustentabilidade ambiental baseados no uso generalizado do LEED, o Brasil está demonstrando ao mundo que é possível buscar crescimento e desenvolvimento econômico sem sacrificar o compromisso de proteger o nosso planeta”, disse Rick Fedrizzi , CEO e presidente fundador do USGBC.” Sendo uma das potências econômicas do novo século em ascensão, o movimento da sustentabilidade brasileira está ajudando a traçar um novo caminho, mais justo e responsável para o progresso econômico e social”, completa Fedrizzi.

A lista dos “Top 10” Países destaca países fora dos EUA que estão realizando progressos significativos em projeto, construção e reforma de edifícios sustentáveis, ilustrando a crescente demanda internacional por edifícios com a Certificação LEED.

Espaços com a certificação LEED utilizam menos recursos hídricos e energéticos, são mais econômicos tanto para famílias, empresas e contribuintes, reduzem as emissões de carbono e criam um ambiente mais saudável para os moradores, trabalhadores e para a comunidade em geral.

Certificação LEED no mundo:

Todos os dias, cerca de 172 mil m2 de espaço são certificados utilizando a ferramenta LEED, e há atualmente mais de 69.800 projetos comerciais e institucionais, o que representa 1.230 bilhões de m2 de área que participam no sistema de classificação de green building. Além de 76.500 unidades residenciais adicionais que foram certificados sob o sistema LEED for Homes.

Atualmente projetos LEED podem ser encontrados em mais de 150 países e territórios em todo o mundo.

Os 10 países contemplados na lista de 2015 são culturalmente e geograficamente diversificados e representam sete das 20 maiores economias do mundo pelo Produto Interno Bruto (PIB) (China, Alemanha, Brasil, Índia, Canadá, Coréia do Sul e Turquia), bem como seis dos 11 maiores emissores de gases de efeito estufa (China, Índia, Alemanha, Coreia do Sul, Canadá e Brasil).

Os Estados Unidos, país de nascimento do LEED, não estão incluídos nesta lista, mas continua a ser o maior mercado do mundo no que tange a Certificação LEED. Os EUA são a maior economia do mundo pelo PIB, bem como o segundo maior emissor mundial de gases de efeito estufa.

A classificação total é a seguinte:

certificações LEED
** Os Estados Unidos não foram oficialmente citados nesta lista, mas continuam sendo o maior mercado de green building do mundo

O suporte ao LEED é generalizado em todo o Brasil, com 29 organizações membros USGBC, incluindo grandes empresas espalhadas por todo o país como a Coca-Cola Brasil e a Odebrecht Realizações Imobiliárias. Existem mais de 271 profissionais LEED credenciados que operam no Brasil nos setores de arquitetura, construção e design. A certificação LEED Gold é o nível de certificação mais realizado no Brasil, contando com quase 43 por cento de todos os projectos de certificação LEED do país.

De acordo com Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil, a diversidade de tipologias de projetos presentes no país abre grandes oportunidades para os próximos anos. “O que nos deixa orgulhosos é que os projetos não se limitam apenas a edifícios comerciais, mas também plantas industriais, data centers, armazéns, shopping centers, lojas, escolas, edifícios públicos, bibliotecas, museus, centros esportivos, projetos de bairros, edifícios residenciais, edificações existentes.

Isso sem falar em Associações e ONGs que estão envolvidas de forma colaborativa promovendo as práticas de green building. Esta atmosfera positiva irá acelerar exponencialmente a transformação que deve ser feita”, afirma o executivo.

Para faria, o anúncio vem em um momento em que a comunidade internacional está vislumbrando as negociações da ONU em Paris como uma chance historica significativa para encontrar soluções reais, vinculadas à mudança climática. “O anúncio do USGBC é um sinal de que um ‘milagre econômico verde’ está próximo de nosso alcance”, finaliza o executivo.

Alguns dos projetos relevantes com certificações LEED no Brasil em 2014:

• Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã , LEED Silver
• São Paulo: Plaza Gourmet Morumbi Corporate , LEED Gold
• Fortaleza: Paco das Aguas, LEED Certified
• Rio de Janeiro: Shopping Jardim Guadalupe, LEED Certified
• Brasília: Verde Towers Brasília, LEED Gold

Estádio do Maracanã LEED Silver -  certificações LEED
Estádio do Maracanã , LEED Silver – Foto: Portal da Copa

Fonte: GBC Brasil

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *