“Casa domo” gira para aproveitar a luz do Sol

13/07/2015 por Redação SustentArqui

Casa construída com materiais ecológicos tem formato de um domo e gira 360 ° no seu eixo, permitindo a máxima utilização da luz solar para reduzir o consumo de energia.

O projeto da casa domo do designer Patrick Marsilli, chamado de Domespace, parece uma nave espacial que aterrizou no meio de uma floresta em New Paltz, a 130 km da de Nova York,

casa domo sustentável i
casa domo sustentável

A  característica que mais se destaca nesta casa é o fato dela poder girar 360 ° em seu eixo, através do comando de um controle remoto, aproveitando ao máximo a luz do sol e a sombra de acordo com a necessidade do dia e/ou da estação do ano. Além disso, esta característica faz com que seja possível mudar a paisagem dos ambientes.

Graças a esta peculiaridade e as suas enormes janelas curvas, quase não há necessidade de utilizar luz artificial durante o dia, mesmo em dias nublados e nas horas com menos luz, a casa pode ser iluminada naturalmente, o que permite uma significante economia de energia.

casa domo sustentável
casa domo sustentável
casa domo sustentável

Outra medida sustentável adotada no projeto foi a escolha de materiais ecológicos e livres de produtos químicos. Entre os materiais orgânicos selecionados para a construção estão o cedro, bambu e calcário. Todas as madeiras usadas são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Testes mostram que a casa tem a capacidade de resistir a um terremoto de até oito graus na escala Richter, sem danos significativos, isto porque a forma redonda é muito sólida. A flexibilidade da madeira e a alta resistência das vigas em arco também tornam mais difícil que a estrutura entre em colapso.

A “Casa domo” teve a estrutura projetada com base na proporção áurea, fechada com várias camadas de madeira que lhe garantiu também maior conforto térmico. 

Como parte inferior da casa é levantada do solo, não há nenhum contato entre a estrutura e o solo, evitando a entrada da umidade.

quarto sustentável
banheiro sustentável
.

O modelo é pré-fabricado pela empresa francesa DomeSpace e leva apenas três meses para ser construído, sendo uma obra limpa com baixo consumo de energia e água. Estão disponíveis diversos tamanhos e também a opção de adicionar o uso de captação de energia solar no projeto.

A tecnologia inovadora tem um preço alto, a casa custa quase um milhão de dólares.

Fonte: La Bioguia Fotos: Douglas Elliman



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *