Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile

07/07/2015 por Cristiane Nunes

Com a mudança climática, o aumento de consumo energético ocorre mundialmente. Preocupado com estas questões, a construção do Novo Edifício Transoceanica, caprichou na inovação da eficiência energética, onde 80% é resolvido por sistemas passivos; como a correta implantação do edifício e a proteção solar nas fachadas, e 20% por sistemas ativos, como a iluminação inteligente e a climatização por geotermia.

Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile
Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile
Foto: Erieta Attali

No total economiza 70% de energia, o que seria equivalente a um quinto da demanda de energia de um prédio comercial.

Localizado na capital chilena este edifício rodeado de 8000 m² de área verde e com 14.000 m² de construção, foi projetado pelo escritório + Arquitectos e possui três níveis de escritórios, salão, anfiteatro, auditório, cassino e café.

A implantação do edifício foi umas das primeiras preocupações, observando atentamente a orientação norte, onde os espaços de trabalho contam com luz e calor durante o inverno e sombra no verão.

Transoceánica Building

O design do edifício foi destinado a reduzir o gasto de energia, melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e adotar uma postura de respeito ao meio ambiente.

Os brises estrategicamente instalados em algumas partes das fachadas, diminuem uma parte dos raios solares que incidirem nos vidros.

Além disso, dependendo do ângulo dos raios solares, cortinas internas descem automaticamente, sem prejudicar a vista da paisagem, que combinadas com vidros de baixa transmissão térmica, não deixam que esquente o ambiente interno, impedindo o aquecimento do edifício.

Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile
edifício Transoceânica

O sistema de climatização dos ambientes se faz através da geotermia. A troca de temperatura acontece com água em um poço profundo, onde a temperatura do ar sempre vai ser contrária da temperatura da água. Sendo assim, quando o ar estiver quente, a água do poço estará fria, e quando a temperatura do ar estiver frio a água estará quente. Neste edifício foram usados tetos radiantes, que consiste em tubos com água, climatizados por radiação.

Torna-se importante ressaltar que aproximadamente 40% da troca de calor do corpo com o meio ambiente se faz por radiação, e que frequentemente os usuários de ambientes condicionados reclamam de desconforto térmico, mesmo quando a temperatura do ambiente encontra-se sob controle.

As causas mais comuns destes problemas são alta umidade relativa ou temperatura média radiante elevada. Neste caso um sistema combinado com uma central de injeção de ar fresco, o ar é renovado constantemente no interior do ambiente.

Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile

A iluminação do edifício é feito com sistema inteligente, onde ajustam a intensidade da iluminação artificial conforme a necessidade. Com todo esse sistema o edifício se resume em maior conforto aos usuários, e uma importante economia energética.

Eficiência Energética é o destaque neste edifício no Chile

O edifício inaugurado em 2010, foi o primeiro no Chile a receber a certificação LEED GOLD, através do sistema de certificação NC (New Construction), graças as iniciativas do sistema de calefação, mostra uma referência de boas praticas energéticas e ambientais.

Transoceánica Building
Transoceánica Building

Imagens: Plataforma arquitectura

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *