LEED FOR HOMES: primeira residência certificada no Brasil

Rio de Janeiro 19/11/2015 | 17:17 - Por: Cristiane Nunes

LEED FOR HOMES: A primeira residência certificada no Brasil

LEED FOR HOMES

Imagem: LCP Engenharia e Construção

Por conscientização dos proprietários vem aumentando a busca pela redução do uso dos recursos naturais, e a diminuição do impacto ao meio ambiente nas novas construções residenciais no Brasil, o que tem despertado o interesse pelas certificações residenciais.

Foi nessa concepção que o proprietário Roberto procurou a arquiteta Teresa D’Ávila para desenvolver o projeto da sua casa, já com algumas premissas a serem aplicadas como: armazenar água de chuva, reaproveitar as águas cinzas e utilizar eletrodomésticos com tecnologia “Inverter”.

Ao conhecer a engenheira Lourdes Printes da LCP Engenharia e Construção, e o seu sistema construtivo ECOGRID, que utiliza o painel de argamassa armada com miolo de EPS, tomou conhecimento também do selo LEED for Homes e decidiu engrenar na busca por certificar a sua residência.

ecogrid - LEED FOR HOMES

Sistema Ecogrid – Fotos: LCP

A residência fica em um condomínio fechado na cidade de Campinas, SP, e recebeu a Certificação LEED FOR HOMES Prata. Ela ficará marcada por ser a primeira residência a receber este selo ambiental no Brasil e América Latina.

A certificação oferece diretrizes sustentáveis para casas e edifícios multifamiliares e é outorgada pela USGBC (United States Green Building Council). 56 mil unidades em todo mundo, em países como Estados Unidos, Canadá, China, Moçambique e Turquia, entre outros já receberam o selo.

O projeto contou com a consultoria da auditora da Green Rater, a arquiteta Cristina Hana Shoji,da Magrann Associates dos EUA, que trabalhou em processo integrado com os demais profissionais, fornecedores e proprietário. O projeto paisagístico sustentável ficou por conta da arquiteta Renata Kassis da Studio Atrio, o tratamento natural das águas cinzas foi de responsabilidade da bióloga Isabel Figueiredo e o agrônomo José Américo Turri ficou com a parte de nutrientes do solo e irrigação. Depois de participarem desta obra sustentável os três últimos profissionais, formaram um Coletivo, onde vários profissionais da área trabalham a favor da sustentabilidade.

O principal beneficio desta residência certificada pelo LEED FOR HOMES, foi a redução de 50% a 60% no consumo de água com o aproveitamento de água da chuva, reutilização de água cinza em descarga e rega do jardim, onde espécies nativas foram escolhidas pela paisagista que demandam baixa manutenção e menos consumo de água. O preparo do solo também foi fundamental, com elementos que aumentam a retenção da água, consumindo menos água na irrigação por gotejamento.

LEED FOR HOMES

Imagem: Studio Atrio

LEED FOR HOMES

Imagem: Studio Atrio

Além da redução no consumo de água, e das vantagens da utilização da tecnologia ECOGRID, como a estanqueidade e enorme isolamento acústico e térmico e rapidez de execução, vale destacar outras ações, como: análise de gás radônio, proporcionando melhoria na qualidade do ar e cuidado da saúde dos moradores e usuários finais; utilização de exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO2 e fumaça, eletrodomésticos com tecnologia “Inverter”;  instalação de brise nas janelas da face mais sujeita à insolação; luminária com lâmpadas do tipo LED, sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia limpa e renovável; sistema de aquecimento solar para as águas de banho; especificação de pisos e revestimentos produzidos da maneira sustentável e com utilização de material reciclado em sua composição e de madeiras certificadas pelo FSC-BR (Forest Stewardship Council Brasil).

Segundo a construtora e o proprietário, o investimento adicional para a obtenção da certificação, incluindo as medidas sustentáveis adotadas, foi de aproximadamente 5,4% do valor total da moradia, mas espera-se que esse investimento seja recuperado em médio prazo com a redução dos custos operacionais.

Confira no vídeo a apresentação da primeira residência certificada pelo LEED FOR HOMES no Brasil:

 

Infelizmente no Brasil ainda não recebemos incentivos do governo para construir uma edificação sustentável. Nos EUA, por exemplo, são oferecidos diversos benefícios para os proprietários e agentes envolvidos, até mesmo com abatimentos nos impostos. Esperamos que obras como essas cresçam no país para conseguirmos pressionar nossos governantes, até receber o devido reconhecimento.

 

Informações: LCP Engenharia e Construção

 

, , , , , , , , ,

Comments

Abrigos de bambu em Bali

Abrigos de bambu promovem transformação social em Bali

Abrigos de bambu para catadores de lixo projetados pela empresa IBUKU, especialista em construções sustentáveis, ...
estádio feito com contâiners no Catar

Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou ...

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...