Consulta Pública Projeto de Norma ABNT para Adobe

24/10/2019 por Redação SustentArqui

Já falamos aqui das diversas vantagens da construção com terra, mas uma das poucas desvantagens é a falta de norma.

Entre as inúmeras técnicas de construção com terra encontradas ao redor do mundo, o adobe é uma das técnicas que foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, no século XVI.

O adobe caracteriza-se por ser composto de solo areno argiloso, em estado plástico firme (barro), moldado em formas, desmoldado logo em seguida e colocado para secar naturalmente, para produção de elementos de alvenaria (blocos ou tijolos).

Exemplo de tijolos de adobe - NORMA ABNT
Exemplo de tijolos de adobe

Em outros países, existem algumas normas para construção com adobes, porém de difícil adaptação à realidade brasileira, porque são países com considerável vulnerabilidade sísmica e/ou solos muito diversos dos encontrados no Brasil.

Agora finalmente o projeto de Norma para Adobe entrou em Consulta Nacional, graças a um trabalho voluntário da Rede Terra Brasil que vem articulando há 7 anos, de forma coletiva, a elaboração e aprovação da norma.

O Projeto visa estabelecer requisitos para a PRODUÇÃO DE ADOBE E EXECUÇÃO DA ALVENARIA, além dos métodos de ensaio para sua caracterização física e mecânica.

O projeto da norma está em Consulta Nacional, com a identificação PROJETO ABNT NBR 16814 – Adobe – Requisitos e métodos de ensaio. Para votar basta cadastrar-se no site: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/ e buscar pelo número do projeto.

Leia o projeto da norma na íntegra.

Imagem retirada do projeto da norma

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *