David Chipperfield é o vencedor do Prêmio Pritzker 2023
Sir David Chipperfield arquiteto cívico, planejador urbano e ativista, foi selecionado como o vencedor do Pritzker 2023, o prêmio que é considerado internacionalmente como a maior honra da arquitetura.
Sutil mas poderoso, subjugado mas elegante, ele é um arquiteto prolífico que é radical em sua contenção, demonstrando sua reverência pela história e cultura enquanto honra os ambientes naturais e construídos preexistentes, ao mesmo tempo que reimagina a funcionalidade e acessibilidade de novos edifícios, reformas e restaurações por meio de design moderno atemporal que enfrenta emergências climáticas, transforma relações sociais e revigora cidades.
“Estou muito emocionado por receber esta honra extraordinária e por estar associado aos destinatários anteriores que deram tanta inspiração à profissão”, comenta Chipperfield.
“Tomo este prêmio como um incentivo para continuar a direcionar minha atenção não apenas para a substância da arquitetura e seu significado, mas também para a contribuição que podemos dar como arquitetos para enfrentar os desafios existenciais das mudanças climáticas e da desigualdade social. Sabemos que, como arquitetos, podemos ter um papel mais destacado e engajado na criação de um mundo não só mais bonito, mas também mais justo e sustentável. Devemos enfrentar esse desafio e ajudar a inspirar a próxima geração a abraçar essa responsabilidade com visão e coragem”.
Alejandro Aravena, presidente do júri e vencedor do Prêmio Pritzker de 2016, disse: “Em um mundo onde muitos arquitetos veem uma encomenda como uma oportunidade para adicionar ao seu próprio portfólio, ele responde a cada projeto com ferramentas específicas que seleciona com precisão e muito cuidado . Às vezes exige um gesto forte e monumental, outras vezes exige que ele quase desapareça. Mas seus edifícios sempre resistirão ao teste do tempo porque o objetivo final de sua operação é servir ao bem maior. Evitar o que está na moda permitiu que ele permanecesse permanente.”
Sir David Alan Chipperfield nasceu em Londres em 1953, mas foi criado em uma fazenda rural, onde uma coleção de celeiros e anexos, cheios de admiração e lembrança da infância, moldam sua primeira forte impressão física da arquitetura.
Formou-se na Kingston School of Art em 1976 e na Architectural Association School of Architecture em Londres em 1980.
Chipperfield recebeu prêmios como o RIBA Royal Gold Medal (Reino Unido, 2011), o European Union Prize for Contemporary Architecture—o Mies van der Rohe Award (Espanha, 2011) e a Heinrich Tessenow Medal (Alemanha, 1999). Ele foi eleito para a Royal Academy of Arts (2008), premiado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha (2009), e o Praemium Imperiale for Architecture da Japan Art Association (Japão, 2013), e é membro do Royal Institute of British Architects e membro honorário do American Institute of Architects e do Bund Deutscher Architekten.
Também foi o curador da 13ª Bienal de Arquitetura em 2012, apresentando o tema Common Ground; selecionado como mentor de arquitetura da Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative em 2016–2017; e editor convidado da Domus em 2020.
Foi professor de arquitetura na Staatliche Akademie der Bildenden Künste, Stuttgart de 1995 a 2001 e Norman R. Foster Visiting Professor of Architectural Design na Yale University em 2011.
Ele foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico em 2004, nomeado cavaleiro em 2010 e nomeado para a Ordem dos Companheiros de Honra em 2021.
10 obras de David Chipperfield:
Suas obras construídas, ao longo de quatro décadas, são extensas em tipologia e geografia, incluindo mais de cem obras que vão desde edifícios cívicos, culturais e acadêmicos a residências e planejamento urbano em toda a Ásia, Europa e América do Norte.
1- Amorepacific Headquarters- 2017 – Seul, Coreia do Sul
2- Capela e centro de visitantes do cemitério Inagawa – 2017 – Japão
3- Sede da BBC – 2007 – Escócia
4 -The Hepworth Wakefield – 2011 – Yorkshire, Inglaterra
5- Museu Rio e Remo (River and Rowing) – 1997 – Inglaterra
6-The Neues Museum – 2009 – Berlim
7- Saint Louis Art Museum 2013 – Missouri, Estados Unidos
8- Morland Mixité Capitale – 2022 – Paris
9- The Royal Academy of Arts Masterplan – 2018 – Londres
10- Museu Jumex – 2013 – México
Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, que patrocina o prêmio disse sobre David Chipperfield :
“Ele está seguro sem arrogância, evitando constantemente a moda para confrontar e sustentar as conexões entre tradição e inovação, servindo a história e a humanidade”, comenta .
Embora suas obras sejam elegantemente magistrais, ele mede as conquistas de seus projetos pelo bem-estar social e ambiental para melhorar a qualidade de vida de toda a civilização.“
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários