Edifício sustentável em Porto Alegre é o primeiro a receber a certificação do GBC Condomínio Platinum

16/03/2023 por Redação SustentArqui

Edifício sustentável em Porto alegre, o IDEA BAGÉ , é o primeiro residencial a receber a certificação do GBC Condomínio nível Platinum.

Esta certificação foi desenvolvida pelo Green Building Council Brasil, com o objetivo de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar condomínios residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis.

 

O edifício residencial destacou-se por aplicar boas práticas e diversos conceitos de construção sustentável, como aproveitamento passivo dos recursos naturais, planejamento integrado da obra; eficiência energética, gestão e economia da água, uso de materiais sustentáveis, além da preocupação com a saúde e bem-estar dos ocupantes.

O IDEA Bagé está localizado no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre, uma região com diversos recursos e transporte público. Seu entorno está cercado por parques, praças, supermercados, escolas, restaurantes, bares e clubes, o que ajuda a diminuir a pegada ambiental da locomoção dos moradores.

Também para incentivar a mobilidade urbana sustentável o prédio possui bicicletário e todas suas vagas possuem chegada de energia para tomadas do carro elétrico.

Destaques do Edifício sustentável em Porto Alegre:

  • Aproveitamento da água da chuva, e da gerada pelos aparelhos de ar-condicionado, para irrigação;
  • Energia solar térmica – Água quente com menos consumo de energia;
  • Painéis fotovoltaicos gerando 100% da energia consumida nas áreas condominiais e 1/3 da energia consumida pelos apartamentos ;
  • Fachada eficiente térmica e acusticamente com acabamento auto-limpante
  • Economia de água nas unidades através de descargas dual-flush, misturadores e chuveiros ecológicos;
  • Brises móveis na fachada para melhor aproveitamento da luz e conforto térmico;
  • Materiais sustentáveis – entre materiais certificados e declarações ambientais de produto informando sobre seu ciclo de vida e baixo impacto ambiental.
  • Internet das coisas – Sensores inteligentes medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlando os sistemas do prédio, comunicando entre si e com os moradores.
  • Coleta seletiva;
  • Vidros eficientes;
  • Iluminação 100% LED;
  • Bicicletário;

Além das vantagens para o meio ambiente, o edifício sustentável em Porto Alegre também faz diferença no bolso dos moradores. Os engenheiros responsáveis pelo projeto estimam uma economia total para o condomínio de R$8.099.000,00, equivalente a R$933.220,00 para cada uma das unidades, ao longo dos 50 anos de vida útil do prédio.

Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição.

Como exemplo de Inovação e Projeto podemos citar a fachada com acabamento auto limpante, que garante a eliminação de pó e sujeira a partir da água da chuva, mantendo o bom aspecto do prédio com praticidade e economia, além da fachada seja acústica e termicamente eficiente, que colabora para a redução do consumo de energia para climatização no interior do prédio.(fonte GBC Brasil).

Este edifício sustentável em Porto Alegre é um empreendimento da Capitania Investimentos Imobiliários, que conta com o projeto arquitetônico de autoria do Studio Novarq e com a consultoria de sustentabilidade da Mon Arquitetura. Atingiu 91 dos 110 pontos possíveis na análise da certificação GBC Condomínio, sendo:
– Implantação: 16 pontos
– Uso Racional da Água:
10 pontos
– Energia e Atmosfera:
22 pontos
– Materiais e Recursos:
12 pontos
– Qualidade Ambiental Interna:
15 pontos
– Requisitos Sociais:
04 pontos
– Inovação e Projeto:
10 pontos
– Créditos Regionais:
02 Pontos

 

Fotos: Divulgação Capitania

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *