Edifício verde em Paris traz bem-estar aos seus usuários e à cidade
O escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque projetou um edifício verde em Paris, França, inspirado na biodiversidade da floresta amazônica.
Idealizado pelo Grupo Pasteur Mutualité, reúne uma equipe criativa composta por Philippe Starck, diretor artístico e decorador, a Triptyque, responsável pela arquitetura do projeto, e Coloco, atelier de paisagismo contemporâneo, pelo projeto paisagístico
A Villa M é um complexo de uso misto localizado no Boulevard Pasteur, no bairro parisiense de Montparnasse.
Concebida como uma grande infraestrutura e paisagem habitável, abriga um hotel, uma casa de saúde, uma área de check-up, mas também quartos de estudantes, um restaurante, um bar e uma área de conferências.
Além disso, há um espaço de co-working e um showroom para start-ups no setor da saúde, para contribuir com a inovação e proporcionar um intercâmbio e ajuda mútua entre diferentes especialidades e diferentes gerações de profissionais de saúde
O programa inovador da Villa M catalisa a ideia de abrir os cuidados de saúde à cidade e a cidade aos cuidados de saúde. Os cuidados de saúde ultrapassaram os muros da edificação, espalhando-se pela cidade.
O projeto pretende trazer a natureza de volta à cidade e oferecer aos usuários uma nova experiência do que significa viver em uma “cidade-natureza”.
É um manifesto arquitetônico naturalista, um edifício de uma nova era, trazendo o homem em harmonia com a natureza.
Sustentabilidade
O grande destaque do edifício é sua fachada viva cuja geometria é formada por vigas de estrutura metálica, concebida como um exoesqueleto, composta por peças pré-fabricadas, como em um jogo de construção, proporcionando uma obra mais limpa e rápida.
O exterior do edifício possui jardins verticais que cobrem toda a superfície da fachada frontal, onde abrigam plantas medicinais, árvores frutíferas e espécies perenes de médio a grande porte.
Relacionado: Paredes vivas podem reduzir a perda de calor dos edifícios em mais de 30%
Além de trazer bem-estar aos seus usuários e à cidade, a fachada verde ajuda a reduzir as necessidades de aquecimento e refrigeração, pois colabora com o conforto térmico e, portanto, com a eficiência energética do edifício. Isso evita o desperdício de energia e carbono e é uma opção de baixa tecnologia para fazer um edifício mais sustentável e bonito.
A responsabilidade ambiental também está presente nas escolhas de materiais duráveis e orgânicos.
Além disso, a Villa M foi projetada para que os visitantes se sintam confortáveis e em casa, quer permaneçam por um curto período ou mais.
O último andar tem vista para a Torre Eiffel com o telhado plantado com árvores frutíferas, muitas plantas e uma área de estar para relaxar.
Esse edifício verde em Paris é uma criação orgânica, um suporte à biodiversidade urbana, cumprindo assim os objetivos do plano de ecologia 2014-2020 da cidade luz.
Fotos e imagens via Triptyque
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários