Casa feita de cânhamo é montada em apenas dois dias

06/01/2022 por Redação SustentArqui

Esta casa feita de cânhamo, a partir de painéis pré-fabricados foi montada em apenas dois dias. Localizada em Cambridgeshire, na Inglaterra, ela é considerada carbono neutra.

A Flat House é uma casa inovadora que foi projetada com o objetivo de prototipar uma construção sustentável pré-fabricada à base de cânhamo para ser aplicada em escalas maiores.



Situada na Margent Farm, uma instalação rural que visa mostrar as capacidades do cânhamo – uma variedade de crescimento rápido da planta de cannabis – e já desenvolvia bio-plásticos feitas com o material e linho, a casa foi projetada pela Practice Architecture.

O escritório de arquitetura trabalhou em estreita colaboração com engenheiros e especialistas em materiais, que desenvolveram um painel pré-fabricado preenchido com cânhamo, cultivado em 20 acres da fazenda.

Os painéis foram montados em apenas dois dias para formar a casca estrutural da Flat House, que foi construída sobre um celeiro pré-existente.

O projeto levou ao estabelecimento a Material Cultures, uma organização de pesquisa que está explorando materiais naturais em métodos modernos de construção .

Essa colaboração estendeu-se à criação de um novo produto de revestimento de fibra de cânhamo tipo uma telha que foi usado pela primeira vez nesta construção. Cada telha foi fixada no lugar com uma resina à base de açúcar proveniente de resíduos agrícolas.

A casa feita de cânhamo também é autossuficiente em energia, com aquecimento e energia fornecidos por uma caldeira de biomassa e um sistema de painéis fotovoltaicos de energia solar no telhado.

A residência é composta por uma série de espaços interligados que fazem a transição de uma grande casa aberta com vidros simples para uma área de estar íntima, com pé-direito duplo e, em seguida, para dois andares de acomodações para dormir.

Os painéis foram deixados expostos no interior da casa, criando superfícies quentes e texturizadas em todos os ambientes.

Promover uma construção saudável também foi uma das grandes preocupações dos arquitetos. Os materiais utilizados são respiráveis, o que significa que regulam a umidade do ar, resistindo à umidade e ao mofo e levando a um ambiente com melhor qualidade do ar. Além do teto alto e janelas amplas que aumentam o ambiente saudável da casa.

O cânhamo já é usado comercialmente para fabricar de tudo, desde roupas até biocombustíveis. Está cada vez mais sendo empregado como um material ecologicamente correto devido à sua capacidade de sequestrar carbono.

O que você acha do uso desse material na construção?



Fotos: Oskar Proctor

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *