Escola em bambu na Colômbia

19/09/2014 por Juliana Rangel

Como parte da estratégia nacional da Colombia de atenção a juventude integral, o programa “De cero a siempre” os arquitetos Daniel Feldman e Ivan Quinonas criaram um centro infantil com o objetivo de transformar o centro da cidade de Vila Rica, promovendo educação, recreação  e alimentação  para 300 crianças, 100 mulheres gestante e 200 recém nascidos.

A inauguração da escola em bambu no final de 2013, marcou o fim de um longo processo participativo com as crianças, adolescentes, funcionários e líderes da comunidade locais que foram o ponto de partida do projeto para definição de espaços, materiais, dimensões e relações com a cidade. A construção durou nove meses.


Os fundos para construir a escola em bambu vieram de cooperações internacionais, doações privadas, e recursos públicos. Mais de 60 construtores locais foram empregados, ao lado de 30 mulheres locais que foram capacitadas para educar os jovens.

escola em bambu
escola em bambu
fachada em bambu

O projeto dessa escola em bambu é um bom exemplo de construção ecológica com o uso de pouca tecnologia, responsável com o meio ambiente e com a utilização de materiais duráveis.

As estratégias de iluminação e ventilação natural permitiram que a escola não tivesse a necessidade de utilizar sistemas de climatização pesados.

A textura das paredes em concreto ocre, foram definidas pela comunidade fazendo referência ao uso de taipa das antigas construções, que já não existem mais.

O muro de bambu foi “tampado” com garrafas recicladas, coletadas pelos moradores da vizinhança e instaladas pelas educadoras, para proteção da chuva. Assim, o processo de reciclagem e utilização se torna evidente para as crianças.

escola em bambu
escola em bambu na Colombia

As salas de aula oferecem obstáculos, tornando o processo de descoberta um desafio e um jogo de tornar a educação uma experiência interativa, projetadas seguindo o sistema pedagógico ‘Reggio Emilia’.

Numerosas entradas e saídas ligam os espaços através de pontes, escadas, e escorregas promovendo uma atmosfera de tomada de decisões e desenvolvimento individual através da arquitetura.

A escola é composta de 10 salas de aula, um comedouro, zonas interiores e exteriores de lazer, espaços de artes semi-privativo, sala de primeiros socorros, escritórios de administração, horta, teatro público, e uma praça cívica.

interior em bambu
interior em bambu
cinema ao ar livre na escola
escola sustentável
Escola em Bambu com horta

As estratégias de captação de água, a correta orientação em respeito ao sol e ao vento das salas de aula, o uso de materiais locais e reciclavéis, a reinterpretação das técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais foram os fatores determinantes para o sucesso do centro infantil, chamado “El Guadual”..

Fonte: Designboom

Imagens e video: Daniel Feldman e Ivan Quinones


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