7 princípios básicos da “Passivhaus” – Casa Passiva

24/09/2014 por Redação SustentArqui

O que é uma casa passiva?

A casa passiva, ou passivhaus, é um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com um consumo de energia zero ou muito baixo.

>

 

7 princípios básicos da Casa Passiva (Passivhaus):

1- Superisolamento:

A casa passiva possui alta eficiência energética, em razão do isolamento térmico exigido ser muito maior que o isolamento utilizado tradicionalmente na construção civil, evitando ou reduzindo o consumo de energia para o aquecimento ou o refrigeração da casa.

O princípio é que com um envelope térmico eficiente, o que nada mais é que o seu envoltório (paredes, telhado, pisos e esquadrias) bem isolado do exterior, cria-se um interior confortável, sem recorrer aos tradicionais sistemas de climatização artificial que consomem muita energia elétrica.

2- Eliminar as “pontes térmicas”:

As pontes térmicas são produzidas quando a estabilidade da fachada se debilita pela inserção de outros planos ou elementos construtivos (portas ou janelas). O projeto da casa passiva, deve ajudar a eliminar as pontes térmicas e as fugas do frio ou calor.

3- Planejamento e desenho:

A parte da personalização do desenho de uma casa ecológica e das particularidades de seu proprietário, na casa passiva também é importante incluir no projeto a possibilidade de climatizar a casa com uma ventilação mecânica e aproveitar ao máximo a captação solar.

4- Esquadrias:

Termicamente, as portas e janelas são os pontos fracos de uma construção, porque são uma fonte de perda de calor ou frio. A norma da casa passiva sugere a instalação de portas e janelas de alta qualidade, com bom isolamento térmico e acústico e vidros duplos ou triplos.

casa passiva
.

 

5 – Ventilação mecânica e recuperação do calor (para climas frios):

As casas passivas contam com a tecnologia de recuperadores de calor, um equipamento que melhora a qualidade do ar interior e permite que o ar frio do exterior seja aquecido pelo ar quente do interior. Este equipamento cumpre duas funções: higienizar o ar da casa com o ar que vem do exterior e permitir que esse ar frio aqueça ao se misturar com o ar existente na casa. Este equipamento não consume energia já que seu funcionamento é mecânico.

6- Otimização do calor:

Na casa passiva o calor gerado no interior da casa por seus habitantes, luminárias e eletrodomésticos é aproveitado no aquecimento no inverno, No verão, há um planejamento de proteção do sol. Utilizando os princípios da arquitetura bioclimática.

7- O Software PHPP:

Os conceitos do Passivhaus se aplicam concretamente mediante um programa informático, baseado no Excel, chamado PassivHaus Plannig Package (PHPP) o qual adapta o comportamento térmico do edifício aos parâmetros térmicos do modelo da casa passiva.

O nome, casa passiva, é dado por esta ser capaz de gerenciar a sua climatização (captação, aquecimento/refrigeração e distribuição de ar) por si mesma, com mecanismos simples e de baixo consumo energético.

>

Fonte: Casas Ecológicas

Relacionado: Primeira Residência Passiva da América Latina é inaugurada em Natal

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *