Escola em Maiorca tem arquitetura inspirada em antigos mosteiros
Um pequeno grupo de professores decidiu iniciar uma nova escola em Maiorca com um projeto pedagógico baseado na construção conjunta de um futuro mais colaborativo, empático e ecológico. Começaram numa casa de campo e depois precisaram de mais espaço.
Para construir esse novo espaço da Escola Arimunani, os escritórios de arquitetura Aulets e Aixopluc, como consultoria ambiental da Societat Orgànica, inspiraram-se nos mosteiros mediterrânicos existentes na ilha espanhola, reverenciando a arquitetura vernacular.
A principal característica desses mosteiros é como eles se protegem das intempéries e criam um oásis em seus pátios internos.
Arquitetura Bioclimática
O projeto se inicia analisando as condições climáticas do local, para depois traçar as ações necessárias para que um local quente e seco possa, em poucos anos, se tornar um refúgio climático.
Uma vez traçado o plano principal, a primeira etapa foi plantar as árvores bem à frente do futuro edifício, para que tivessem tempo suficiente para crescer enquanto as várias fases da escola são construídas.
As árvores são a principal arquitetura do lugar, que além de proteger o edifício do calor, forneceram sombra, abrigo e espaços de brincar para as crianças.
A nova escola é organizada em torno de um pátio aberto e em dois andares, para otimizar a pegada do terreno e criar um microclima protegido.
O edifício foi projetado para se proteger da radiação do verão através da sombra das árvores e dos balanços, para facilitar a ventilação natural cruzada e a radiação no inverno.
Materiais sustentáveis
A escola em maiorca é construída principalmente com materiais da biosfera, o que permite reduzir a energia incorporada em 65% das emissões de CO2.
O piso é de linóleo (óleo de linhaça e serragem), os painéis externos são de aparas de madeira e cimento, que garantem durabilidade. Os beirais do telhado são protegidos com chapa de zinco.
A estrutura é feita em de madeira laminada cruzada CLT, totalmente pré-moldada que permite um processo de preparação e montagem mais de 3 vezes mais rápido do que um de convencional.
O sistema de montagem torna toda a estrutura facilmente removível, podendo ser reutilizada – inclusive reconfigurada – em qualquer outro lugar
A madeira utilizada é certificada pelo FSC, que garante essa a madeira vem de fazendas que promovem o manejo ambiental apropriado, é socialmente benéfico e ecológico
Além disso foram selecionados, sempre que possível, materiais regionais, uma vez que reduzem o impacto do transporte associado que em alguns casos pode significar mais energia ou emissões de CO2 do que a própria fase de extração e fabricação, contribuindo ao mesmo tempo para fechar os ciclos dos materiais em escala local.
Ciclo da água da escola em Maiorca
Aprendendo como as gerações anteriores administraram e celebraram o ciclo da água para aproveitá-lo ao máximo este escasso recurso, sem o contaminar.
O projeto desenvolve uma rota onde a coleta e aproveitamento da água da chuva é visível para as crianças, que se torna mais uma das áreas de jogos deste ambiente de aprendizagem.
Arimunani é uma escola em Maiorca que, segundo eles, não se limita a uma única pedagogia e que cria um método único para acompanhar meninos e meninas em seu desenvolvimento completo. Para isso necessitavam uma arquitetura sustentável que acompanhasse sua metodologia e oferecesse ferramentas para essa missão educativa
Fontes e imagens: Aulets, Aixopluc e Escola Arimunani
Fotos: José Hevia
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários