ESG – Fatores ambientais, sociais e de governança na avaliação do investimento na construção

17/08/2020 por Redação SustentArqui

Este artigo explora por que agora é a hora de adotar um prazo de implementação do ESG – os três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio. E mostra uma visão do processo de consultorias técnicas na realização de uma auditoria ESG.

Eventos recentes trouxeram uma mudança significativa no mundo; na maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos.

Embora isso tenha impactado significativamente o setor, aqueles que têm uma perspectiva de ‘copo meio cheio’ reconhecerão o impacto positivo que esse bloqueio em larga escala está tendo / teve em nosso ambiente.

Estudos demonstraram que a poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram em todos os continentes e países. No entanto, devemos questionar: é apenas uma mudança passageira ou pode levar a benefícios mais duradouros para o meio ambiente?

De acordo com uma pesquisa conduzida por Robert Eccles, professor visitante de prática de gerenciamento na Saïd Business School da Universidade de Oxford, o ESG está na vanguarda da mente de todos; é a questão com a qual os maiores investidores do mundo se preocupam no momento e é o maior ativo que as empresas de administração e fundos de pensão do governo desejam ver de suas empresas de portfólio.

O que é ESG?

ESG refere-se à consideração de fatores ambientais, sociais e de governança juntamente com fatores financeiros em um processo de tomada de decisão sobre investimentos.

O termo é frequentemente usado em conjunto com investimento sustentável, investimento socialmente responsável, investimento ou triagem relacionada à missão.

A evolução histórica do ESG e por que é tão importante hoje

A prática do ESG começou na década de 1960, quando os investidores começaram a adotar uma postura mais crítica em atividades comerciais, como a produção de tabaco, ou o envolvimento no regime de apartheid sul-africano.

Essa prática de ‘investimento socialmente responsável‘ significava que os investidores excluiriam empresas que participassem de atividades semelhantes às destacadas acima.

A imagem é muito diferente do que vemos hoje e dos “relatórios de sustentabilidade”, como vemos hoje, começaram a tomar forma no final do século XX.

É importante observar, no entanto, que essa prática certamente não foi vista como particularmente “mainstream” ou significativa. As empresas, por exemplo, se esforçariam mais para desligar a água e as luzes, mas isso não estava particularmente integrado aos negócios.

Avanço rápido até hoje…

Hoje, as pessoas estão começando a perceber que essas questões ambientais, sociais e de governança eram importantes para o desempenho financeiro, tanto na comunidade corporativa quanto na comunidade de investimentos, com muitos investidores procurando incorporar fatores ESG ao processo de investimento, juntamente com a análise financeira tradicional.

O papel de Consultorias nas auditorias ESG:

Consultorias tecnicas e especializadas combinam dados relevantes sobre edificações e ferramentas com garantia baseada em princípios. Isso garante que essas consultorias forneçam conselhos e suporte confiáveis e transparentes, afastando a ênfase de um exercício de ‘marcação de caixa’ para uma avaliação mais significativa.

O principal objetivo aqui é fornecer uma visão completa, honesta e equilibrada com base em prinicípios ESG.

Para fornecer um resumo simples, consultorias especializadas devem fornecer o seguinte serviço às empresas:

● Avaliação dos riscos, passivos e oportunidades materiais de ESG da empresa.
● Comparar as políticas, procedimentos e desempenho atuais de ESG da empresa com os pares e as melhores práticas do setor.
● Avaliação do cumprimento dos regulamentos nacionais e tratados internos.
● Informações sobre como o desempenho ESG da empresa pode afetar ativos, incluindo reputação, valor da marca, confiança e relacionamentos.
● Estimativas baseadas em passivos potenciais e como isso pode afetar custos, fluxo de caixa e cronograma de negócios.
● Recomendações sobre ajustes na avaliação.
● Visão geral de como as tendências sociais e ambientais emergentes provavelmente afetarão a empresa.

Destacamos o último ponto, já que a pandemia de Coronavírus é classificada como uma megatendência e que provavelmente afetou sua empresa.

Ferramentas para implementação de tarefas:

Até agora, você terá uma compreensão do que são as auditorias ESG, por que são importantes e o papel que consultorias especializadas desempenham nesse processo. Agora, exploraremos algumas das principais ferramentas usadas para executar o serviço completo e abrangente.

Auditorias ecológicas

Uma auditoria ecológica é realizada por um auditor (a) ambiental treinado profissionalmente. Inicialmente, ele/ela avalia o desempenho ambiental da sua organização, destacando o que você está fazendo certo e fornecendo recomendações para áreas que podem ser melhoradas.

O processo envolve workshops personalizados para sua equipe e uma visita de acompanhamento ao longo de um ano ou mais para entender se as mudanças implementadas impactaram a organização.

BREEAM em uso

O BREEAM em uso pode ser usado para avaliar todos os tipos de construções não domésticas existentes em relação a nove categorias ambientais. Esses incluem:

● Energia
● Água
● Transporte
● Gestão
● Lixo
● Poluição
● Saúde e Bem-Estar
● Uso da terra
● Ecologia e Materiais.

A partir daí, o processo é dividido em três partes. Isso inclui Desempenho de Ativos, Gerenciamento de Edifícios e, somente para escritórios, Gerenciamento de Ocupantes.

O desempenho pode ser medido para um edifício inteiro ou parte do ativo, como um único espaço de inquilino.

Certificação Fitwell

Uma certificação Fitwell é um ativo valioso de sustentabilidade que reconhece a saúde do seu edifício. O processo é dividido em doze categorias. Eles são:

● Acesso ao edifício
● Espaços ao ar livre
● Entradas + Piso Térreo
● Escadarias
● Ambientes internos
● Áreas de trabalho
● Espaços compartilhados
● Abastecimento de água
● Cafeterias + Varejo de Alimentos Preparados
● Máquinas de venda automática + lanchonetes
● Procedimentos de emergência

As certificações Fitwel recebem 1, 2 ou 3 estrelas, com base no número de pontos conquistados.

Uma estrela (90-104 pontos)

Duas estrelas (105-124 pontos)

Três estrelas (125-144 pontos)

Padrão WELL de construção.

O WELL mede os atributos dos edifícios que afetam a saúde dos ocupantes, observando sete fatores ou conceitos. Esses incluem:

● Ar
● Água
● Nutrição
● Luz (ou iluminação)
● Ginástica
● Conforto
● Mente

Muitos recursos do WELL destinados a melhorar a saúde são suportados pelos padrões governamentais existentes ou por outras organizações que estabelecem padrões.

Alguns recursos visam mudar o comportamento por meio da educação e da política ou cultura corporativa, além de fornecer informações e suporte para a tomada de decisões positivas no estilo de vida.

Credenciamento e Consultoria ISO

Sejam objetivos de satisfação do cliente, objetivos de produção ou objetivos ambientais, a certificação ISO é uma declaração para as partes interessadas e funcionários de que sua empresa deseja operar em uma estrutura definida para atingir esses objetivos.

Ao definir a tarefa de manter uma certificação externa, você está demonstrando o compromisso da empresa com esses objetivos, além de aumentar a credibilidade e a confiança do cliente na marca / serviço ou produto.

GRESB

O GRESB avalia e compara o desempenho ESG de ativos reais, fornecendo dados padronizados e validados para o mercado de capitais.

As Avaliações são guiadas pelo que os investidores e o setor consideram questões materiais no desempenho da sustentabilidade de investimentos em ativos reais e estão alinhadas às estruturas de relatórios internacionais.

Os participantes da avaliação recebem inteligência de negócios comparativa sobre a posição deles em relação aos colegas, um roteiro com as ações que podem ser tomadas para melhorar seu desempenho ESG e uma plataforma de comunicação para se envolver com os investidores.

Os investidores usam os dados ESG e as ferramentas analíticas do GRESB para monitorar seus investimentos, interagir com seus gerentes e tomar decisões que levam a um setor de ativos reais mais sustentável.

RESET ™ Air

“A poluição não conhece fronteiras” (Margaret Mead, 1980). Uma das 9 fundações de um edifício saudável (https://9foundations.forhealth.org) é a Qualidade do Ar.

Esse guia Defende que escolhemos suprimentos, móveis e materiais de construção com baixas emissões químicas para limitar fontes de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis.

● Verifique se há poluentes herdados, como chumbo, PCB e amianto.
● Limite a intrusão de vapor usando uma barreira de vapor.
● Mantenha níveis de umidade entre 30-60% para minimizar os problemas de odor.
● Realize testes anuais de qualidade do ar.
● Responder e avaliar as preocupações dos ocupantes.

O RESET ™ Air é a chave para manter controle de engenharia e estratégias saudáveis de construção em seu melhor. Ele fornece um padrão de certificação para o monitoramento contínuo da qualidade do ar interno.

A qualidade do ar interior muda constantemente e não é facilmente detectável pelos sentidos humanos. Portanto, o padrão de monitoramento contínuo RESET ™ Air permite uma análise robusta dos dados e a implantação de planos de ação que protegem a saúde dos ocupantes.

A qualidade do ar influencia a tomada de decisão. Verificou-se que o impacto da concentração de CO2 na tomada de decisão humana é muito importante (Satish, U. et al. O CO2 é um poluente interno? Efeitos diretos da concentração baixa a moderada de CO2 no desempenho das decisões humanas em dezembro de 2012).O RESET ™ Air fornece um retorno tangível do investimento para escritórios e proprietários.

Para escritórios, o RESET ™ Air não apenas permite espaços mais saudáveis, mas também espaços mais produtivos. Para os proprietários, o RESET ™ Air empodera a comunicação, para possíveis inquilinos, que os edifícios mais são saudáveis e produtivos.

esg - impacto da qualidade do ar

A certificação AIR RESET ™ foi projetada para ser escalável e acessível, ao mesmo tempo em que fornece resultados praticáveis.

O RESET ™ Air repensa e simplifica a certificação do projeto IAQ, estabelecendo padrões para documentar, comunicar e certificar a qualidade do ar interno usando monitoramento contínuo.

Existem metas simples de qualidade do ar em parâmetros críticos que devem ser monitorados continuamente durante as horas de ocupação.

Atualmente, os parâmetros incluem: PM2.5, TVOC, CO2, CO, temperatura e umidade.

Conclusão:

O mundo enfrenta inúmeros desafios de sustentabilidade que não foram vistos anteriormente. Riscos de inundação e elevação do nível do mar, privacidade e segurança de dados, mudanças demográficas e pressões regulatórias estão sempre presentes em nossa sociedade.

Com a pandemia de coronavírus apresentando novos fatores de risco para os investidores, agora é a hora de as empresas considerarem implementar ESG.

Texto enviado por Thiago Haberli – Engenho Civil pela PUC-Campinas, pos graduado em Educação Financeira na Unicamp e mestre em Ciência da Gestão na LSE (London School of Economics) e diretor da Sustain Quality.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *