Holanda vai construir as primeiras casas impressas em 3D habitáveis do mundo
A Universidade de Tecnologia de Eindhoven anunciou planos para construir uma série de casas impressas em 3D de concreto, serão as primeiras habitáveis do mundo!
No que está sendo descrito como uma novidade mundial, a universidade holandesa vai construir cinco casas impressas em 3D nos próximos cinco anos. O estúdio local Houben & Van Mierlo Architecten está liderando o projeto, conhecido como Project Milestone.
O projeto é o primeiro de habitação comercial do mundo baseado em impressão de concreto 3D. As casas atenderão a todos os requisitos de legislação, normas e de conforto e serão compradas e alugadas por uma empresa imobiliária.
Apenas uma semana depois que as imagens do projeto foram disponibilizadas, já haviam 20 famílias interessadas em viver nas casas.
Relacionado: Pequena casa impressa em 3D tem fachada verde com suculentas
A impressora 3D usada é essencialmente um enorme braço robótico com um bocal que extrai um cimento especialmente formulado, com a textura tipo chantilly.
As residências serão produzidas uma a uma, para permitir que a equipe aprenda com cada construção. Para começar, os elementos serão impressos na universidade, mas o objetivo é mover toda a construção para o canteiro de obras.
A primeira casa está prevista para ser entregue em 2019
Segundo a equipe, a última casa será totalmente impressa e montada no local, após a acumular a experiência das construções anteriores.
Vantagens
Segundo a universidade, a construção em impressão 3D de concreto é uma potencial mudança no mercado.
Além da capacidade de construir quase qualquer formato, também permite que arquitetos projetem estruturas de concreto muito finas. Outra nova possibilidade é imprimir todos os tipos, qualidades e cores do concreto, tudo em um único produto. Isso permite a integração de todos os tipos de funções em um único elemento de construção.
Também torna-se fácil incorporar desejos individuais para cada casa, a um custo extra mínimo.
Segundo eles, outra vantagem importante é a sustentabilidade, uma vez que menos concreto é necessário e, portanto, muito menos cimento, o que reduz as emissões de CO2 provenientes da produção de cimento.
Veja o vídeo explicando o projeto das casas impressas em 3D :
Numerosos protótipos de casas impressas em 3D foram produzidos nos últimos anos, à medida que os pesquisadores continuam a desenvolver e refinar a tecnologia, mas essas serão as primeiras que terão pessoas morando de verdade.
O primeiro objetivo do projeto é construir casas que sejam confortáveis e oferecer uma solução para a escassez de pedreiros qualificados na Holanda, mas por trás disso há a ambição de impulsionar a ciência e a tecnologia de impressão 3D.
Será que essa nova tecnologia chegará em breve no Brasil?
Imagens: © University of Eindhoven/ Project Milestone
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários