Projeto brasileiro que utiliza madeira descartada venceu o “Oscar” do design

12/06/2018 por Redação SustentArqui

E se os materiais descartados pudessem ganhar um novo significado? Essa é a pergunta que o Projeto Encontros Criativos respondeu e acaba de ser reconhecida por sua solução, unindo madeira descartada, capacitação de jovens de baixa renda e a transformação em móveis de qualidade.

A parceria entre a prefeitura de Santos e o Club Design Litoral Paulista venceu o prêmio de impacto social do iF Design Awards, considerado o Oscar do design.

Relacionado: Reaproveitamento de vidro vira design e negócio lucrativo

O modelo começa com o recolhimento da matéria-prima por parte do serviço municipal da prefeitura de Santos chamado Cata-Treco, que leva o material até a EcoFábrica Criativa, responsável pela limpeza e organização do mesmo.

A partir daí jovens são capacitados na utilização de ferramentas simples e técnicas de marcenaria para transformar a madeira descartada em móveis desenhados e planejados pelos designers do Club Design.

Essa interação faz com que os jovens tenham a possibilidade de não só aprenderem uma nova profissão, mas também conhecerem profissionais relevantes no mercado e vivenciarem o dia a dia da área.

madeira descartada projeto encontros criativos

Todo o processo é feito com máquinas e instrumentos simples, para que os alunos futuramente possam adquirir os equipamentos, e iniciar posteriormente uma carreira no ramo da marcenaria.

Ao final do processo de criação uma exposição aberta ao público apresenta os trabalhos produzidos pela parceria entre os jovens e profissionais. As peças que não foram vendidas na exposição, são comercializadas em lojas parceiras, com o dinheiro da venda sendo revertido para a EcoFábrica continuar o projeto.

Relacionado: Ecodesign com madeira descartável 

madeira descartada projeto encontros criativos

Idealizado por Alvaro Guillermo, arquiteto, designer e pesquisador, o projeto já reciclou mais de três toneladas de madeira em apenas um ano.

“Este é um projeto com alma, a alma brasileira de quem junta pedaços e faz algo novo e criativo. Trabalhamos a matéria descartada, desconsiderada e incorreta; e, com ela, criamos algo de valor”, afirma o idealizador.

madeira descartada projeto encontros criativos

 

Fotos: Club Design Litoral Paulista / Divulgação

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *