8 ideias sustentáveis para usar o bambu
O bambu possui propriedades mecânicas e resistência a esforços, suficientes para ser usado como material de construção renovável, até para substituir o aço no concreto.
Mas também se pode usar o bambu de diversas maneiras, como em móveis, pisos, revestimentos, proteção contra a erosão, abrigo de vida animal, tubo para condução de água, drenagem e aplicações em utensílios de decoração.
Além disso, com o bambu podem ser fabricados papel, tecidos e até combustível. O papel de bambu pode ter a mesma qualidade que o papel de madeira, o Brasil é o único país das Américas a ter uma indústria deste tipo de papel, localizada no Estado do Maranhão.
Por possuir fibras porosas podem produzir tecidos que respiram e serem tão macios como a seda. Estudos recentes apontam que o etanol também pode ser retirado do bambu e que o carvão de bambu é de excelente qualidade.
Porque usar o bambu é uma atitude sustentável?
Considerado uma gramínea, suas raízes permitem que a mesma planta se regenere sem ser destruída, não necessitando o replantio para produção, pois ele tem rápido crescimento o que o torna auto-renovável. Por não precisar ser replantando, é um grande substituto para utilização de pinus e eucalipto entre outras árvores, reduzindo os impactos negativos causados por espécies exóticas e desflorestamentos.
Além de sequestrar carbono da atmosfera, o bambu é abundante no Brasil, o que faz que o seu uso seja ainda mais sustentável.
Já publicamos aqui diversas edificações construídas com bambu, Agora selecionamos algumas dicas de como usar o bambu na sua casa:
1) Móveis de bambu:
2) Revestimentos de bambu:
O bambu roliço é o mais utilizado para revestimentos, consiste em caniços de 2 a 3 cm de diâmetro postos lado a lado e que remetem ao estilo oriental.
3) Pisos de bambu:
O piso de bambu, apesar de ser semelhante ao piso de madeira, possui elevado teor de fibras, que o torna mais denso e resistente.
4) Forros de bambu:
O forro serve para esconder as telhas ou tapar a incidência dos raios solares, além de o forro de bambu tem um bom nível de isolamento acústico.
5) Brises de bambu
O brise serve para barrar a incidência direta dos raios solares. Aplicado sobre a fachada de um edifício, esse elemento arquitetônico pode ser instalado de forma de placas horizontais ou verticais, fixas ou móveis.
6) Pérgolas de bambu
Usados em áreas externas o pergolado possui uma estrutura de vigas modulares. Essas vigas podem ser perfeitamente de bambu.
7) Cerca de bambu
As cercas são indicadas para fechamento de locais onde ainda não exista estrutura. São feitas com estrutura de varas e fechamento de réguas, e podem ser aparelhadas ou rústicas.
8) Tecido feito de bambu:
A fibra de Bambu é obtida da polpa do Bambu, ao contrário das fibras naturais vegetais obtidas a partir da semente (algodão) ou do caule ( linho, cânhamo).
Cuidados a serem tomados para usar o bambu:
O bambu necessita ser tratado, para degradar o amido, que é a parte branca interna, propensa ao surgimento de carunchos. A forma mais natural e barata é ficarem submersos em água por 15 dias, ou por defumação.
No entanto, infelizmente alguns fornecedores tratam quimicamente, por ser mais rápido, com autoclave ou CCB (mistura de cromo, cobre e boro), onde o bambu fica submerso na mistura por cinco dias.
Para a manutenção em utensílios a serem utilizados no interior do ambiente, é aconselhável passar stain (à base de óleos e resinas vegetais) ou verniz a cada dois anos; já para as áreas externas, expostos a intempéries, o ideal é a utilização de verniz naval, sempre optando por vernizes a base de água.
Confira no nosso Guia de Materiais diversos produtos feitos com bambu que você pode utilizar na sua casa.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários