Jardim Botânico RJ tem Centro de Visitantes sustentável

13/06/2016 por Redação SustentArqui

Hoje é aniversário do Jardim Botânico do Rio de janeiro, que completa 208 anos. Há exatos dois anos foi inaugurado o novo Centro de Visitantes do parque, onde a reforma seguiu os conceitos da arquitetura sustentável.

A construção que abriga o Centro data de 1576, uma das construções mais antigas da zona sul do Rio e que antigamente funcionava como sede do antigo Engenho da Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. A reforma teve como objetivo diminuir os impactos socioambientais, alinhado com a meta de transformar o JBRJ no Jardim mais sustentável do país.

Devido a antiguidade da construção, todo o projeto teve de ser aprovado pelo IPHAN. Dentro das possibilidades de alterações, foram adotados procedimentos ecoeficientes, como a aplicação de materiais e sistemas sustentáveis, um sistema de geração de energia eólica e outro de energia solar. Além disso aproveitou-se o máximo o uso de iluminação natural e o espaço foi adaptado para atender às demandas do público portador de deficiência.

O projeto do retrofit verde e a consultoria sustentável foram conduzidos pela arquiteta Viviane Cunha, pioneira na implantação da certificação BREEAM na América Latina. Foram seguidas todas as diretrizes para a obtenção do selo, medidas que proporcionaram maior eficiência energética e melhor utilização dos materiais ao projeto. Ao termino da construção, não foi levado adiante a ideia de certificar a reforma, mas as metas de sustentabilidade foram alcançadas.

Jardim Botânico RJ interior
As madeiras utilizadas na reforma têm certificação ambiental.
Jardim Botânico RJ interior
No banheiro foram utilizadas pastilhas mais ecológicas e equipamentos que garantem a economia de água.

Foi instalado um novo sistema de tratamento de esgoto que permite que mais de 80% do material esgotado seja reutilizado. Um sistema de simulação computacional  avalia os sistemas de iluminação e condicionamento de ar, o que ajuda a medir o desempenho energético e térmico da construção.

Além dos aspectos sustentáveis, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico usou a inovação para construir uma relação interativa com o público. Uma linha do tempo conta a história desta construção de 1576 até hoje e holografias produzidas com tecnologia de última geração e projeção de vídeos sobre superfícies variadas surpreendem os visitantes.

 

 

Imagens cedidas pela arquiteta Viviane Cunha.

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *