Jardim vertical do Palácio de Congressos de Vitoria, na Espanha

10/03/2015 por Cristiane Nunes

O jardim vertical do Palácio de Congressos de Vitoria-Gasteiz, cidade do norte da Espanha, tem o propósito de trazer o ecossistema da região de Álava para o centro da cidade e foi realizado pelos estúdios Urbanarbolismo e Unusualgreen, junto a Urbaser e Zikotz.

A cidade é conhecida internacionalmente pela biodiversidade e integração dos espaços verdes com o tecido urbano. Esta fachada vegetal fica dentro do projeto de anel verde interno da cidade.

Jardim vertical do Palácio de Coingresso de Vitória - Espanha

A fachada tem uma superfície de 1492m² dos quais 1000m² é de jardim vertical utilizando o sistema f+p hidropônico (sistema composto por dois elementos: um contínuo de feltro no tecido e painéis de substrato inerte pré plantados)e 492m² com plantas trepadeiras que cobrem as grandes janelas.


Para sua implementação foram usadas mais de 33.000 plantas de diversas variedades nativas da zona de Álava e País Basco.

Jardim vertical 2

O principal foco deste projeto foi melhorar o consumo energético do palácio. O sistema proposto tem uma resistência térmica de 2,644m2.K/W, isto significa 270% mais de isolamento sobre a fachada existente com consequente economia de energia.

Relacionado: Conheça as vantagens dos jardins verticais

Jardim vertical 12

Na base do jardim estão localizadas placas de aço corten iluminadas, onde explicam os ecossistemas e as espécies vegetais que foram plantados na fachada. Essa base se converte também em espaço de descanso, com bancos embaixo do jardim vertical.

Fachada-vegetal-Vitoria4

A utilização das plantas nativas, foi um dos principais desafios do projeto, pois as plantas encontradas em torno da cidade, estão acostumadas com o período de seca do clima de planalto e tem dificuldades para sobreviver em locais mais úmidos como o sistema convencionais do jardim vertical.

O sistema F+P aproveita a saturação da água do substrato de maneira que o tipo de planta possa crescer perfeitamente.

Jardim vertical na Espanha

O sistema hidropônico utilizado para manter este jardim confere ao substrato ótimas condições de nutrientes, pH, condutibilidade e umidade para este tipo de vegetação; todo o sistema esta monitorado mediante a um controle remoto com objetivo de economizar água, energia e controlar o desenvolvimento das plantas.


No centro da fachada os perfis de alumínio reproduzem a estrutura dos campos de Álava, dentro deste espaço foi implementada uma horta vertical, que muda o cultivo conforme a estação do ano, por exemplo no inverno, havia agrião e alface.

jardim vertical do Palácio na Esapanha

As grandes janelas ficaram cobertas por videiras, que permitem a entrada da luz do sol no inverno e protegem o edifício no calor do verão, criando um edifício biologicamente eficiente.

jardim vertical do Palácio de Congressos em Vtoria

O perfil metálico que estrutura o desenho do bosque vertical, é iluminado à noite mediante leds de baixo consumo, criando um entorno agradável para passear a noite pelo centro da cidade.

Jardim vertical do palácio
jardim vertical do Palácio

Fonte: Urbanarbolismo

Imagens: Quintas Fotografos, Jordi Serramia Ruiz, Hugo Riquelme Ortega

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *