Loja verde de rede de supermercado
A rede carioca de supermercados Zona Sul inaugurou uma filial em Copacabana com vários conceitos sustentáveis. O Jardim Vertical é o destaque, mas a loja verde também conta com sistema de captação de água da chuva, compostagem e telhado jardim.
A fachada verde tem aproximadamente 120m2 e recebe insolação direta até as 14 hs. As espécies escolhidas são todas resistentes ao clima e algumas dão flores, deixando o jardim vertical ainda mais colorido, sendo elas Zebrina, Aspargo Pendente, Liriope, Convolvo, Quaseminha e Russélia.
A Bioma Urbano Paisagismo executou o jardim com o sistema Canguru da Ecotelhados, a responsabilidade técnica ficou com o engenheiro agrônomo Eric Watson Netto de Oliveira.
Menos visto, mas não menos interessante, o telhado verde ocupa toda a cobertura do edifício e é irrigado com água proveniente do sistema de aproveitamento da chuva, que serve também para a limpeza, descarga e irrigação dos jardins.
Antes da reforma foi realizada uma reunião com a Associação dos moradores do bairro para discutirem sobre o impacto do novo edifício. Conversamos com algumas pessoas, que relataram os prós e os contras da nova loja verde instalada no bairro.
A principal vantagem vista pelos moradores é que a fachada verde valorizou muito o entorno, a desvantagem foi o aumento da movimentação de caminhões na rua.
Já o funcionário Gilson, que antes trabalhava em outra filial, só vê vantagens, disse que faz toda a diferença trabalhar em um local mais verde, pela visão que relaxa, tranquiliza e melhora o ambiente de trabalho.
O jardim vertical e o telhado verde além de efeitos visuais permitem melhorias térmicas ao ambiente, com a redução de temperatura interna, diminuindo a utilização de ar condicionado, também colabora para a qualidade do ar e a biodiversidade, atraindo pássaros e borboletas entre outros.
Preocupado com os seus impactos ambientais, há cinco anos o atual presidente Fortunato Leta já investe na compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pelos supermercados, tendo em vista que o setor é um dos maiores geradores de lixo orgânico.
De acordo com o responsável pela área de sustentabilidade da rede, Vicenzino Zicarelli, é uma questão de consciência ambiental mesmo, porque financeiramente o custo da compostagem ainda não compensa.
O lixo orgânico fica armazenado em uma câmera fria enquanto aguarda o serviço de coleta , que dependendo do volume passa 1 a 2 vezes por dia nas 39 lojas da rede.
No final de 2012 a rede também promoveu a campanha do consumo sustentável onde cartilhas coloridas e criativas foram distribuídas a consumidores, com várias dicas contra o desperdício e a favor da compra de produtos ecológicos. E pro futuro planejam mais lojas verdes.
Fotos: Equipe SustentArqui
Bioma Urbano Paisagismo e Naturação – Tel. (21) 3158-2362, (21) 7872-7039 e (21) 98410-9625 email – contato@latitudeverde.com.br – Projeto Execução e Manutenção de Jardins Verticais, Telhados Verdes, Hortas, Irrigação e Paisagismo para qualquer tipo de ambiente urbano, rural, interno e externo.
A Bioma participa da mudança na arquitetura dos grandes centros urbanos, compartilhando experiências, participando dos projetos, promovendo a naturação de novos espaços urbanos com foco na sustentabilidade, funcionalidade, baixa demanda energética e de manutenção.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários