Espírito verde no Lollapalooza Chile: evento recebe selo de Eficiência Energética
O Lollapalooza Chile que aconteceu no inicio de março deste ano, implantou três iniciativas para buscar uma mudança positiva, convidando os visitantes a viver experiências inovadoras sobre o meio ambiente e sustentabilidade.
Esta foi a quinta edição e a primeira que conta com o selo de Eficiência Energética, recebido pela Lotus Producciones e contendido pela AChEE, agência Chilena de Eficiência Energética. que reconheceu os quatro pilares de sustentabilidade do evento: Eficiência Energética, Gestão Integral dos Resíduos Sólidos, Gestão da pegada de Carbono e Ações Sustentáveis.
Carbono Zero:
O Lollapalooza Chile foi o primeiro evento na América Latina a neutralizar a emissão de CO2, onde foi medido através de entrevistas feitas por 50 pessoas treinadas, que recolhiam informações para o calculo da pegada de carbono. Foram entrevistadas 1000 pessoas por dia a quem perguntaram que meio de transporte usaram para chegar ao evento e que região era.
Com simples ações como o uso da bicicleta, transporte público, compartilhar automóvel ou participar do Rock & Recycle, ajudaram a diminuir a pegada de carbono. Até um aplicativo de celular pôde ser baixado para medir a redução do carbono, avisando o meio de transporte utilizado.
Rock & Recycle:
Esta iniciativa propõem reciclar os resíduos que foram gerados durante os dias do festival. Para alcançar essa meta, cada edição contam com mais de mil voluntários. Nos anos anteriores conseguiram resultados positivos, e 2015 bateram o recorde chegando a 50% total dos resíduos gerados, que se traduz em 15 toneladas de material para reciclagem.
Varios pontos do Rock & Recycle foram distribuídos pelo parque, onde o visitante retirava uma sacola e enchia com utensílios consumidos no evento, depois de cheia levava aos pontos onde podiam concorrer a sorteios com vários prêmios.
Aldeia verde:
O espaço aldeia verde teve o propósito de ser um espaço interativo para o aprendizado e experiência, desenvolvendo trabalhos referentes ao tema ambiental, social e como uma plataforma para empreendimentos sustentáveis.
Um lugar no qual os visitantes puderam conhecer as necessidades do país, as propostas de iniciativas de organizações locais e empreendedores sustentáveis, para descobrir os impactos ecológicos e problemas sociais. A Aldeia Verde é parte do Lollapalooza Chile, e procura gerar vínculos entre assistentes e organizações participantes e os empreendimentos apresentados.
O evento, que acontece também no Brasil este final de semana, tem ações sustentáveis mais tímidas no nosso país. Mas para provar que o festival prega a sustentabilidade e estimular o público a ir de transporte público, ano passado, o fundador do Lolla e líder do Jane’s Addiction, Perry Farrell, fez o percurso usando um trem da CPTM .
Posts mais vistos
Comentários