Sacos de cimentos descartados transformados em mobiliário ecológico

26/11/2015 por Cristiane Nunes

Criado pelo artista plástico e moveleiro Alexandre Toscano, o Ecomármore utiliza uma técnica inovadora que alia design e sustentabilidade na sua produção, utilizando sacos de cimentos descartados.

Há quatro anos, o artista iniciou suas pesquisas triturando e testando diversas misturas. Depois de alguns testes, Alexandre conseguiu a fórmula ideal de seu material inovador, super resistente e denso, que possui um aspecto diferenciado com aparência mesclada e bom acabamento. 

O artista então batizou seu produto sustentável, de Ecomármore.

A matéria principal da mistura vem de um produto descartado, o papel de saco de cimento; que está classificado como Kraft, feito de uma mistura de fibras de celulose, provenientes de polpas de madeiras macias, para compor sua característica de bom desempenho; mas o pó de cimento se impregna de tal forma nas fibras do papel, que torna o material impróprio para reciclagem.

Sacos de cimentos descartados transformados em mobiliário ecológico
Papel de saco de cimento e outros materiais utilizados
Sacos de cimentos descartados
Alexandre Toscano em uma de suas produções caseiras

Em sua preparação é usado um grande percentual de sacos de cimento, e adicionados outros materiais e resíduos, tanto para a massa, como para o acabamento artístico das peças.

O produto pode ser utilizado para fazer tampos de mesas e bancos, prateleiras e outros objetos moveleiros. As estruturas de ferro ou madeira de reflorestamento que Alexandre utiliza em suas peças, são feitas de forma terceirizada por pequenos produtores locais.

Sacos de cimentos descartados transformados em mobiliário ecológico
Alguns dos móveis e escultura produzidos pelo artista

A produção dos móveis que começou no quintal de sua própria casa, ganhou endereço novo, depois que o artista recebeu o apoio da Faperj para pesquisa e aquisição de mais ferramentas. O Espaço Vem da Serra, inaugurado recentemente, fica na Rod. Teresópolis-Friburgo, km 7,5. No mesmo endereço vão funcionar a oficina, o espaço de pesquisas e a loja.

Além do apoio atual da Faperj, Alexandre vem fazendo parcerias com o Senai Design desde 2013 e já expôs em várias mostras de movelaria e design, incluindo a exposição Rio + Design, na primeira semana de novembro deste ano no Jockey Clube do Rio de Janeiro.

Imagens: Divulgação/Vem da Serra



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *