Mobiliário urbano com reaproveitamento de pranchas de andaime
Mais de mil pranchas de andaimes foram transformadas em um mobiliário urbano em Londres, um banco com curvas onduladas, chamado Please Be Seated,
Na verdade trata-se de uma instalação em Broadgate, um dos bairros mais amigáveis ao pedestre da capital inglesa. Uma obra de arte que também serve como assento, desenhado pelo designer britânico de renome internacional Paul Cocksedge.
A obra de arte foi criada em colaboração com a empresa de interiores White & White de Essex, como parte do London Design Festival 2019.
Relacionado: Lift: banco urbano ecológico
Localizado na Finsbury Avenue Square, o mobiliário urbano Please Be Seated é uma representação física dos ritmos em mudança da comunidade.
A estrutura curvilínea de madeira mede 15,5 metros de diâmetro, enquanto suas curvas atingem uma altura máxima de 3,4 metros, alta o suficiente para as pessoas passarem e se curva para criar espaços para as pessoas sentarem, deitarem e relaxarem.
O mobiliário urbano foi construído a partir de 1.151 pranchas de andaimes reutilizadas, cada uma delas foi aplainada, lixada e cortada para se tornar parte de uma série de enormes curvas e círculos concêntricos.
“Todos os aspectos da instalação são adaptados ao seu ambiente e à função que ela serve”, disse Cocksedge em comunicado à imprensa. “As curvas se levantam para criar encostos e lugares para sentar, além de espaço para as pessoas passearem ou fazerem uma pausa e encontrarem alguma sombra. Ele percorre a linha entre um objeto de artesanato e uma solução de design. Ele ocupa a praça sem bloqueá-la.
Apoiado por Broadgate e British Land, o Please Be Seated foi apresentado ao público em 14 de setembro de 2019 em paralelo ao London Design Festival.
Uma exposição do trabalho de Cocksedge que foi exibida no The Space | A 3FA também mostrou o processo por trás da criação de Please Be Seated. A instalação permanecerá em vigor até 11 de outubro de 2019.
Fotos: Mark Cocksedge via Paul Cocksedge
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários