Certificação Zero Energy Building lançada no Brasil pelo GBC

07/08/2017 por Redação SustentArqui

A Certificação Zero Energy Building para as edificações que comprovarem que o consumo de energia local de sua operação anual é zerado por uma combinação de alta eficiência energética e da geração de energia por fontes renováveis, foi lançada pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), entidade que completa 10 anos de atuação em prol às edificações sustentáveis no país.

A iniciativa estimula construções que consigam reunir a eficiência energética com geração de energia renovável

A ferramenta de certificação foi desenvolvida no Brasil por um Comitê altamente técnico e ainda sofrerá colaborações de todo o mercado, uma vez que o GBC Brasil a disponibilizará para consulta pública.



Como premissa de desenvolvimento foi assegurada a participação de todos os tipos e padrões de edificações existentes no Brasil, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros para isso.

Há total viabilidade econômica e estaremos premiando os melhores do mercado que atuam com excelência no planejamento, conceituação integrada de projeto, comunicação entre equipes, automação, tecnologia, estímulo a energias renováveis, conscientização dos ocupantes e excelência na operação predial. Já temos projetos diversos registrados no Brasil, casas, prédio residencial, creche pública, prédio comercial, centro de pesquisas e outros.”, afirma Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas.

Os quesitos para a certificação Zero Energy Building estão nas ações para maximizar a eficiência energética, a geração de energia renovável no local ou remoto (on-site ou off-site) e a compra de Certificados de Energia Renovável (REC), que comprovam a natureza da energia que a edificação utiliza.

A Certificação Zero Energy Building é uma ferramenta que se aplica em todo o território brasileiro já considerando todas às variáveis regionais. Apresenta critérios específicos e definidos, garante a viabilidade técnica e financeira, além da transparência na avaliação, a partir de indicadores claros e de auditoria externa.

Antes mesmo do lançamento oficial da certificação, o GBC Brasil já registrou 11 projetos pioneiros que buscam a certificação GBC NET ZERO nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso. São eles:

CICS – Centro de Inovação em Construção Sustentável – USP
 Sede RAC Engenharia – Curitiba – PR
Creche Municipal Hassis – Florianópolis – SC
 Sede SINDUSCON PR – Curitiba – PR
 Casa do Futuro – Atibaia – SP
 Montage Botafogo – Campinas – SP
 Escritório Advocacia De Paola & Panasolo – Curitiba – PR;
 Casa Mão Verde – Piracicaba – SP
Lar Verde Lar – Governador Valadares – MG
Sede Sebrae MT – Cuiabá – MT
 Geonergia – Tamboara – PR

Certificacao Zero Energy Building
Foto 1: CICS – Centro de Inovação em Construção Sustentável – USP / Foto2: Creche Municipal Hassis – Florianópolis – SC / Foto3: Lar Verde Lar- MG / Foto 4: Centro Sebrae de Sustentabilidade – MT

Iniciativa mundial – Depois do Canadá, o Brasil é o segundo país a implementar essa certificação para o setor de construção, tornando-se um exemplo para os demais países.

A iniciativa é do World Green Building Council, que tem por objetivo acelerar a geração de energia por fontes renováveis, o conceito de geração distribuída e fomentar grandes avanços no que tange a eficiência energética.

Estudos apresentados e discutidos durante o COP Paris mostram que estas ações, atingindo a meta de garantir a autossuficiência energética das novas edificações até 2030, e em um segundo momento, todas até 2050, garantem a reduções das 84 GTon de emissões, o suficiente para manter o aquecimento em até 1,5ºC.



Assim, referida iniciativa faz parte dos compromissos firmados pelos Green Building Councils visando garantir o cumprimento das metas climáticas.
Para atingir esses números, o projeto foi proposto para 10 unidades do Green Building Council no mundo. Em maio de 2017, o Canadá foi o primeiro deles a lançar sua certificação e agora é a vez do Brasil.

Terri Wills, CEO do World Green Building Council, afirma que, como um dos maiores mercados de construção do mundo, o Brasil tem um papel vital a desempenhar na redução das emissões de carbono dos edifícios.

“Ao lançar o seu Zero Energy Standard, o país confirma que as metas são alcançáveis hoje e oferece ferramentasnecessárias para que os empreendedores da construção civil atuem dentro do conceito de Net Zero Energy Building”, afirma a executiva.

E completa: “É somente por meio de um exemplo representativo como esse que garantiremos que o setor de construção possa cumprir o Acordo de Paris e ajudar a evitar os piores impactos das mudanças climáticas”.

A nova certificação Zero Energy Building foi lançada na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construção sustentável da América Latina, que foi realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo.

Na ocasião, estavam presentes os representantes do World GBC, participantes do Comitê Técnico de criação da ferramenta, bem como os empreendedores responsáveis pelos 12 projetos pioneiros registrados no Brasil.

Certificação GBC Brasil Zero Energy curso

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *