Nova sede do IWBI ganha certificação WELL Platinum por construção saudável

15/09/2020 por Leticia Figueiredo

É chegada a vez da própria certificadora ser certificada. Nova sede do IWBI (Internacional WELL Building Institute) em Manhattan supera os próprios padrões de certificação e conquista o WELL Platinum.

O projeto da nova sede do IWBI é do estúdio COOKFOX ,que teve primeiramente o cuidado de valorizar e remontar um espaço histórico em um edifício de 1912, localizado no centro de Manhattan.



De certificadora a certificada

O IWBI é responsável pela certificação WELL Building de edifícios, espaços internos e comunidades que apoiem e promovam a saúde e o bem-estar humanos, ou seja, prioriza o individuo em primeiro lugar.

As diretrizes de certificação WELL estão sendo usadas atualmente em 60 países. São mais de 4.100 edifícios certificados ou em busca de certificação.

Com essa bagagem o escritório contratado não poderia ser outro senão um que já tivesse obtido a certificação da empresa.

O estúdio da COOKFOX, além de ser vizinho da nova sede da IWBI já havia obtido a certificação WELL Gold em 2017.

Falar de certificadora para certificada facilitou a comunicação, inteiração e os trabalhos entre as duas empresas.

O projeto da nova sede da IBWI

O projeto enfatizou antes de mais nada os ideais de saúde e bem-estar. Com isso veio o conceito de espaços flexíveis, abertos e comunitários.

O escritório pode ser adaptado conforme as demandas do momento, ou seja, os espaços e mobiliário foram configurados para poder ser mudados de lugar e ter novas conformações de layout.

O design biofílico teve o proposito principalmente de promover a conexão com a natureza que juntamente com a luz e materiais naturais proporcionam a sensação de um refúgio mais que um espaço de trabalho.

Um linda vista das copas das árvores da Madison Square Park deu a sala de estar uma atmosfera residencial e informal, assim como tem a função de fazer com que os colaboradores se sintam em sua própria casa.

O paisagismo exerce uma função importante nesse espaço.

As caixas de plantio alinham as janelas, atraindo o olhar para o parque do lado de fora, enquanto uma espécie de parede separa a área de trabalho dando mais privacidade ao espaço.

Elementos da construção saudável

Vale destacar alguns elementos que foram contemplados no projeto como por exemplo:

  • maximização da luz natural e do ar,
  • materiais de construção reciclados e de baixo impacto ambiental;
  • sistemas de ventilação de alta filtração
  • paleta de materiais quentes e de cores claras para refletir a luz do sol em todo o espaço;
  • mesas de trabalho simples e brancas feitas de materiais sustentáveis
  • materiais naturais leves e quentes para promover o bem-estar por meio de respostas biológicas inatas a padrões e texturas naturais; 
  • Os grãos de madeira e fibras naturais criam conexões táteis com a natureza em todo o escritório;
  • As mesas da sala de conferências são feitas de cedro recuperado;
  • o piso de carvalho branco foi acabado para destacar seu grão de madeira natural;
  • A padronização biomimética do tapete, inspirada no líquen, indica os caminhos e amortece o som; 
  • As paredes de tijolo originais expostas e as molduras das janelas em latão patinada ajudam a preservar o contexto histórico do edifício.

“Com acesso à luz natural, estações de trabalho dinâmicas e uma combinação de elementos de design e política que apoiam a resiliência mental, a equipe do IWBI realmente sentiu um sentimento de propriedade e orgulho em nosso espaço de escritório” Disse Rick Fedrizzi, CEO do IWBI. 

Espaços saudáveis em tempos de pandemia

No atual momento não é possível falar de edifícios saudáveis sem levar em consideração a pandemia que atravessa o ano de 2020.

Portanto com a atual crise de saúde do COVID-19, a nova sede do IWBI enfrentou a tarefa adicional de garantir um ambiente de trabalho que estivesse livre da propagação do coronavirus.

Assim também o estúdio responsável pelo projeto deu uma atenção especial ao sistentama de ventilação e filtragem de ar.

Além de ter espaços adicionais para lavagem das mãos e que assim pudesse cumprir os protocolos de higienize recomendados pela OMS, e garantir a limpeza e segurança de todos.

“O espaço é mais do que apenas uma sede para nossa equipe; é uma extensão dos nossos valores e uma vitrine do que WELL representa”, diz o CEO do IWBI.

Assim como espaços saudáveis proporcionam bem estar e saúde em espaços corporativos, proporcionam também respostas positivas na produtividade de seus trabalhadores.

Tanto para a empresa quanto para seus colaboradores um ambiente de trabalho com essas características pode ser mais lucrativa que os ambientes mais tradicionais.



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *