Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

29/11/2017 por Redação SustentArqui

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou recentemente o projeto de um estádio feito com contâiners. A arena Ras Abu Aboud será totalmente desmontada após o evento, e pretende ser uma construção o mais sustentável possível.

Para evitar os criticados elefantes brancos, resultado de estádios construídos para grande eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Catar revelou planos para o primeiro estádio totalmente modular do mundo. Algo parecido com que foi feito em algumas arenas no Parque Olímpico Rio 2016.

Relacionado: Arquitetura nômade no Parque Olímpico Rio 2016 

A arena de 40.000 lugares projetada por Fenwick Iribarren, Schlaich Bergermann Partner e Hilson Moran, acolherá encontros até a fase de quartas-de-final.

estádio feito com contâiners no Catar
estádio feito com contâiners no Catar

Ao contrário dos típicos estádios de Copa do Mundo, o Ras Abu Aboud será construído com blocos de construção modulares, com assentos removíveis, stands de concessão e banheiros, previamente construídos em uma fábrica, antes da montagem no local. Não se trata de containers marítimos reutilizados, mas serão construídos e transportados nos mesmos moldes.

O design modular de Ras Abu Aboud também significa que a construção do local exigirá menos materiais, criará menos resíduos e reduzirá a pegada de carbono do processo de construção. Graças a essa abordagem, o estádio deve receber a certificação quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global, a GSAS .

“Desde o primeiro dia, houve uma forte ênfase na sustentabilidade do Catar, incluindo um compromisso de garantir que toda a infra-estrutura atinja critérios rígidos de design, construção e operações no âmbito do programa de certificação GSAS.” afirmou Federico Addiechi, chefe de Sustentabilidade e Diversidade da FIFA



A GSAS é uma certificação de edifícios sustentáveis de grande alcance. Além de analisar o projeto e a construção, também mede as operações. Isso realmente mudou o processo de licitação da Copa do Mundo da FIFA 2026. Agora, os concorrentes devem aderir a todas as três etapas em relação aos novos desenvolvimentos, enquanto os edifícios existentes devem ser operados de acordo com as diretrizes de sustentabilidade acordadas “. completou Frederico

O novo estádio da Copa do Mundo de Catar deverá ser concluído em 2020 e estará localizado em um local à beira-mar de 450 mil metros quadrados, perto do porto de Doha.

estádio feito com contâiners no Catar
estádio feito com contâiners no Catar

Após o torneio, o estádio feito com contâiners será desmontado, e as suas peças serão reutilizadas em outros lugares.

“Este local oferece o legado perfeito, capaz de ser reutilizado em um novo local na íntegra ou integrado a inúmeros locais esportivos ou culturais”, disse Hassan al-Thawadi, secretário-geral do comitê organizador da Copa do Mundo de Qatar.

estádio feito com contâiners no Catar
estádio feito com contâiners no Catar

Embora o anúncio inicial do Catar tenha sido de construir até 12 estádios, agora está programado para oito locais.

A escolha do país como sede da Copa do Mundo foi bastante criticada, tanto pela falta de tradição do país no esporte, como pela violação dos direitos humanos, pelos abusos trabalhistas e principalmente por alegações de corrupção. Mas parece que em termos de construções, estão tentando fazer o mais sustentável possível. Vamos aguardar os acontecimentos.

Veja o vídeo do projeto de estádio feito com contâiners:

Imagens: © Supreme Committee for Delivery and Legacy



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *