Arquitetura nômade no Parque Olímpico Rio 2016

Rio de Janeiro 20/08/2016 | 12:17 - Por: Cristiane Nunes

Arquitetura nômade no Parque Olímpico Rio 2016

Arquitetura Nômade

Baseado na arquitetura nômade, duas construções serão palco de outras obras: a Arena do Futuro, virará quatro escolas públicas municipais, e o Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, será transformado em dois estádios aquáticos.

O que é a Arquitetura Nômade?

Essa denominação vem da própria palavra nômade, que significa o povo que não tem moradia fixa e se desloca constantemente de lugar.

A arquitetura nômade não é diferente, os edifícios são montados, utilizados, depois desmontados e reaproveitados para outros fins.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, os chineses contrataram renomados escritórios de arquitetura, e encantaram o mundo todo com as suas construções; quem não se lembra do estádio do Ninho de Pássaro e o Cubo d’água? O governo chinês gastou bilhões de dólares com suas espetaculares construções e hoje não tem utilidade alguma.

Arquitetura Nômade

Estádios em Pequim – Olímpiada 2008

Para o Rio 2016, a arquitetura nômade, foi implantada para combater os temidos elefantes brancos, como aconteceu em Pequim por exemplo. Através de uma pesquisa, chegaram à conclusão que não seria necessário, existir uma arena de Handebol e de Golbol – Jogos Olímpicos e Paralímpicos, respectivamente. O mesmo aconteceu com Estádio Aquático, com a existência do edifício do Pan-americano, o Parque Aquático Maria Lenk. As duas obras estão localizadas no Parque Olímpico.

 

ARENA DO FUTURO

A Arena do Futuro, foi planejada há anos, desde o primeiro esboço, levando em consideração os terrenos onde está e onde serão implantadas as quatro escolas públicas municipais.

Arquitetura Nômade

Projetada pela Oficina de Arquitetos, e Lopes Santos & Ferreira Gomes, a Arena possui 24.214 metro quadrados, e assentos para 12.000 telespectadores.

A arquitetura nômade, com conceito de reaproveitamento de materiais foi pensada tanto pela parte ambiental, por reaproveitar a edificação e colaborar com a redução do impacto ambiental; na parte social por se tornar quatro escolas municipais e, na parte econômica, por gerar milhares de empregos, diretos e indiretos.

A edificação é composta por um núcleo octogonal que recebe a quadra e a arquibancada; A estrutura metálica independente, modulada de forma ortogonal, possui 16 pilares que serão distribuídos 4 pilares para cada escola.

Arquitetura Nômade

 

Os brises que compõe a fachada, possuem a certificação Execute zso-94025 (Certificado Internacional de Proteção Ambiental), são fabricados com matérias-primas reaproveitáveis, utilizando até 70% de resíduos de madeira, fibras vegetais e polímeros. Esse material, é 75% mais leve e possui baixa condutividade térmica. Além disso, controlam a luz solar e a ventilação natural, ao mesmo tempo em que permitem contemplar a paisagem.

Arquitetura Nômade

 

 

Com capacidade para atender 500 alunos, da rede municipal, cada escola contará com 17 salas de aula, auditório, biblioteca, refeitório, banheiros, quadra poliesportiva (coberta com arquibancada), entre outras instalações.

 

ESTÁDIO OLÍMPICO DE ESPORTES AQUÁTICOS

Projetado pelo escritório alemão com representação no Brasil, Von Gerkan Marg und Partner, possui 18.000 assentos e duas piscinas de 50 metros, uma para competição e outra para aquecimento.

Arquitetura Nômade

O Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos foi planejado para ser dividido em dois edifícios, os bairros que serão contemplados com os novos Estádios Aquáticos são o Parque de Madureira e Campo Grande, região norte e oeste do Rio de Janeiro, respectivamente.

As estruturas metálicas são modulares e desmontáveis, para não danificar o material, o projeto para esse manuseio foi planejado até o transporte das estruturas para os novos destinos, assim como acontece com as piscinas, escadas, rampas e elevadores.

Arquitetura Nômade

Piscina de Aquecimento – Imagem: André MottaBrasil2016

A ventilação natural, acontece através da cobertura, fachada e assentos, sem a necessidade de utilizar equipamentos de ar-condicionado no interior da edificação.

A fachada possui uma obra de arte a parte, “Celacanto produz maremoto” da artista Adriana Varejão, exposta em Inhotim, Minas Gerais. É um trabalho em gesso e óleo, que lembra os azulejos portugueses e foi inspirada em pichações de muros.

Arquitetura Nômade

 

Vamos acompanhar estes edifícios de arquitetura nômade e, apresentaremos quando os dois estádios aquáticos e as quatro escolas municipais estiverem concluídas.

,

Comments

estádio feito com contâiners no Catar

Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou ...

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...
ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...