O que é arquitetura sustentável? E quais suas vantagens?

23/10/2019 por Juliana Rangel

Muito se fala sobre este tema, mas afinal o que é arquitetura sustentável?

No entanto, antes é preciso entender o próprio conceito da sustentabilidade, que é um tripé formado por três elementos; econômico, ambiental e social

O que é arquitetura sustentável?

Então, consequentemente, a arquitetura sustentável é aquela que:

  • Busca minimizar os impactos ambientais, sendo ecologicamente correta,
  • Promove o desenvolvimento social e cultural,
  • Além de ser viável economicamente.

Os princípios da arquitetura sustentável se confundem com os princípios da boa arquitetura; analisar o entorno, as condições climáticas e atender as necessidades do usuário, respeitando o meio ambiente.

Numa construção sustentável a eficiência energética e hídrica são muito importantes, para alcançá-la pode-se usar as mesmas técnicas passivas da velha e boa arquitetura, como iluminação e ventilação natural.

Mas além disso, também pode ser adicionado o uso de novas tecnologias que otimizam a edificação, como por exemplo o uso de energia solar, materiais sustentáveis inovadores, sistemas de automação, internet das coisas, entre outros.

Tem que ser levado em conta também a saúde e o bem-estar dos usuários, o ciclo de vida da edificação e dos materiais; incluindo a qualidade e a durabilidade.

Além dos fatores sociais, como por exemplo a condição de trabalho e de saúde dos funcionários envolvidos na obra.

 

Vantagens da Arquitetura Sustentável:

vantagens da arquitetura sustentável

1- Preservação do meio ambiente

Essa é a vantagem mais comentada quando falamos em construções sustentáveis. O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no mundo.

Segundo dados do CBCS, consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades, e gera 80 milhões de toneladas/ano de resíduos.

2- É mais justa socialmente

Quando falamos de arquitetura sustentável, a maioria das pessoas associa somente ao cuidado com o meio ambiente. Mas na verdade não existe sustentabilidade se não houver justiça social.

3- Traz maior bem-estar

Todo mundo sabe que as edificações sustentáveis devem ser ecologicamente corretas, mas o que você pode não saber, é que elas também oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde.

Além de reduzirem a quantidade de poluição, que certamente tem impacto na saúde de todos a sua volta, esse tipo de construção melhora a saúde física e mental e o bem-estar dos ocupantes, e da vizinhança.

4- É mais eficiente!

Fazer arquitetura sustentável é muito mais eficiente em todos os sentidos!

Essas construções além de se preocuparem com a eficiência energética e hídrica, focam também na diminuição dos desperdícios de materiais, nas distância que eles percorrem para chegar na obra, entre outras coisas

5- É um investimento!

Edificações sustentáveis tem maior valor no mercado imobiliário. Muitas pesquisas já mostram que o imóvel que tem um certificado, por exemplo, tem valorização instantânea de 10% no valor do aluguel.

Ademais têm maior velocidade na venda, 14% de sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes e menor taxa de vacância.

Além disso, o custo da manutenção e operação desses edifícios são bem menores.

Sendo assim, seja para construir para uso próprio, para alugar ou para revender, construir sustentável é um ótimo investimento

 

Veja aqui exemplos de arquitetura sustentável pelo Brasil e pelo mundo

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *