Ponte Friedrich Bayer em SP recebe prêmio de design na Ásia

18/06/2021 por Mobilize

Inaugurada em 2013 a ponte Friedrich Bayer, exclusiva para pedestres e ciclistas, acaba de receber o prêmio IAI Design AWard, organizado pela Asia Pacific Designers Federation, considerado o mais importante da Ásia.

 

Localizada em frente a sede paulistana da multinacional alemã Bayer, a ponte situa-se na confluência do rio Pinheiros com o canal extravasor da represa de Guarapiranga. Ao ligar as duas margens, amplia-se a ciclovia paralela ao rio e aproxima cidadãos, trabalhadores da empresa e comunidade à estação de metrô Santo Amaro.

“A obra beneficia mais de 15 mil pessoas diariamente e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, diz o arquiteto paulistano Roberto Loeb, autor do projeto da ponte Friedrich Bayer.

Design inspirado na natureza

Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte foi concebida com um mecanismo móvel que permite a passagem de embarcações.

O projeto assinado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo já havia sido premiado antes: em 2015 recebeu o 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “Projeto Urbano”.

Com 87,5 m de extensão total, e coberta, a ponte tem estrutura de vigas metálicas e é apoiada sobre tubulões de concreto.

Duas “ilhas” cobertas com vegetação tornam-se espaços de parada e contemplação em meio ao fluxo.

O projeto de paisagismo da Cardim Arquitetura Paisagística incluiu um grande número de espécies fornecedoras de recursos para a fauna, que se adaptou ao espaço mesmo com a poluição da água. Com registros botânicos do começo do século XX, foram propostas Florestas de Bolso bordeadas por vegetação nativa rasteira.

Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.

Fonte: Mobilize Fotos: LoebCapote

Já tínhamos falado sobre a ponte Friedrich Bayer no artigo 10 pontes para ciclistas e pedestres ao redor do mundo, Confira!

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *