Primeiro edifício LEED V4 do Brasil utiliza princípios da arquitetura bioclimática
O Primeiro edifício LEED V4 do Brasil está localizado em Governador Valadares (MG) e foi projetado para reduzir o uso de energia em 88% e o consumo de água em 74%.
Para que o edifício tivesse o bom desempenho energético, diminuindo o consumo de energia elétrica, a primeira ação de projeto foi tentar reduzir ao máximo a demanda. Para isso, priorizou-se as estratégias da Arquitetura Bioclimática.
Para os autores do projeto, os arquitetos da empresa Lar Verde Lar, o grande desafio foi criar um edifício eficiente utilizando sistemas construtivos simples, disponíveis na região e de custo acessível à empresa e ao mercado local.
Foram utilizadas técnicas da arquitetura brasileira com adaptações ao clima local; como o uso de brises e cobogós.
Algumas estratégias sustentáveis utilizadas no Primeiro edifício LEED V4 do Brasil:
– Projeto Integrado: O projeto foi concebido seguindo a metodologia do Processo Integrado, definido pelo padrão ANSI Consensus National Standard Guide 2012. Por meio desta metodologia a Equipe de Projetos iniciou suas atividades em conjunto, desde a concepção.
– Ventilação Natural: Foi utilizada ventilação cruzada nos ambientes com ocupação prolongada e
ventilação por efeito chaminé no centro do edifício.
– Energia Renovável: Foi utilizado um conjunto de 8 placas fotovoltaicas com uma redução de 65% do consumo de energia proveniente da concessionária. Também conta com um sistema de aquecimento solar de água,
– Iluminação Eficiente: Além do uso otimizado da luz natural, o projeto luminotécnico conta com 100% de lâmpadas LED. Para evitar desperdícios de energia também estão previstos controles para acionamento e desligamento automáticos das lâmpadas.
– Uso Racional da Água: O projeto contemplou a captação de água de chuva para abastecer os vasos sanitários e a irrigação, além do uso de louças e metais de baixo consumo. Para o paisagismo foram escolhidas espécies vegetais que necessitam de pouca água, além da utilização de sistema de irrigação por gotejamento
– Materiais Sustentáveis: A Equipe de Projetos procurou no mercado fabricantes de materiais que possuem algum apelo de sustentabilidade.
– Gestão de Resíduos: 94% dos resíduos da obra foram reutilizados ou reciclados. Para o período de ocupação e operação do edifício existe um procedimento para gestão dos resíduos
– Telhado verde com horta urbana.
O Espaço LarVerdeLar obteve a certificação LEED v4 BD+C nível Gold com o somatório de 60 pontos alcançados pelo cumprimento de requisitos de sustentabilidade, organizados em nove categorias.
Saiba mais sobre a certificação LEEDv4
Na prática, investir em uma edificação certificada pela LEED v4 BD + C promove a melhora na segurança e saúde dos usuários, além do consequente aumento no conforto e bem-estar de quem lá vive. Para as empresas, estudos apontam aumento da produtividade entre os colaboradores, inclusão social e aumento do senso de comunidade, entre outros benefícios.
Para os investidores, a certificação agrega valor ao imóvel e a marca do empreendimento, além da consequente diminuição dos custos operacionais e de manutenção.
No Primeiro edifício LEED V4 do Brasil, fica o Espaço LarVerdeLar, que abriga a sede da Controle, empresa líder de combate de pragas urbanas na região, e já ocupa os ambientes sem precisar do uso de ar-condicionado para seus funcionários trabalharem em uma temperatura agradável.
Fonte e fotos: Lar Verde lar
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários